Aparecida sedia 16ª Oficina de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana

Por Elzenúbia Moreira e Thayza Marins

28 de junho de 2017

Por Elzenúbia Moreira e Thayza Marins

28 de junho de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Aparecida de Goiânia, 28 de junho de 2017 – Com o objetivo de buscar soluções para o desenvolvimento urbano e mobilidade, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 28, a 16ª Oficina de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana. O evento foi realizado no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Aparecida.

O prefeito Gustavo Mendanha marcou presença no evento e destacou a importância de planejar e debater em conjunto o plano diretor da região metropolitana porque não é possível elaborar um projeto sem a participação de todas as cidades. “Precisamos avançar, mas todas as partes devem estar atentas e envolvidas com as questões de sustentabilidade, meio ambiente e recursos hídricos”, afirmou o prefeito.

“Aparecida é moderna e serve como modelo para muitas cidades goianas, principalmente nas áreas de mobilidade, transporte coletivo e acessibilidade. Temos muito para contribuir na elaboração do plano de desenvolvimento integrado da região metropolitana, que servirá como guia para todos os municípios que compõe a região”, ressaltou secretário de Desenvolvimento Econômico Ozair José.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades, e Assuntos Metropolitanos (Secima) Vilmar Rocha o plano diretor dará aos 20 municípios, que compõe a região metropolitana, um diagnóstico que servirá na tomada de decisões sobre diversos temas como saneamento, drenagem, resíduos sólidos, mobilidade urbana, meio ambiente e uso do solo entre outros. “Com o plano, os gestores saberão quais as consequências de suas decisões para os outros municípios, possibilitando o debate e o trabalho em conjunto a fim de encontrar a melhor solução para as cidades”, ressaltou Vilmar Rocha.

As oficinas temáticas servem para ouvir as demandas de cada um dos municípios da Região Metropolitana de Goiânia com destaque para as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar a economia local de cada um. O Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia está sendo coordenado pela Secima e pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Participaram também da oficina os secretários Afonso Boaventura (Casa Civil), Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Jório Rios (Administração), Einstein Paniago (Transparência, Fiscalização e Controle), Ozair José (Desenvolvimento Econômico), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Arnaldo Leite (Mobilidade e Defesa Social), e os vereadores Lélis Pereira, Manoel Nascimento e Isaac Martins.