Aparecida sedia congresso nacional de conscientização sobre endometriose

Por Rackel Vieira

6 de março de 2023

Por Rackel Vieira

6 de março de 2023


Foto: Divulgação

‘SBE e Elas’ ocorrerá nos dias 10 e 11 de março, em seis cidades brasileiras, simultaneamente; inscrições estão abertas

Aparecida de Goiânia vai receber nos dias 10 e 11 de março, o evento ‘SBE e Elas’, em alusão a Campanha Março Amarelo. O congresso nacional é uma realização da Sociedade Brasileira de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva (SBE) em parceria com a Prefeitura de Aparecida e SESI Aparecida.

O evento com entrada franca será realizado no auditório do SESI Aparecida, localizado na Rua dos Pirineus, no Residencial Village Garavelo. O encontro será simultâneo na forma presencial e online, nas cidades de São Paulo (SP), Baixada Santista (SP), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e Fortaleza (CE).

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021, a doença atingiu mais de 26 mil brasileiras, considerando somente mulheres que receberam atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, oito mil internações foram registradas na rede pública.

Em Aparecida, o evento terá como anfitriões os médicos Jean Pierre Brasileiro e Frederico Correa, representantes da Sociedade Brasileira de Endometriose. Ao todo 12 especialistas devem participar e abordar temas como: A Origem da Endometriose; Os Sintomas da Endometriose; Exames para Diagnóstico; e Métodos de Tratamento.

Inscrições

Com duração de dois dias e entrada franca, o congresso será dedicado às mulheres com endometriose e andenomiose, profissionais da saúde e interessados no assunto. A população em geral também pode participar. As inscrições estão abertas e os interessados podem realizá-las por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2507FvGn6LU-GXbiQ_TiXq9H-jarHrx-uRCzdDkkrVBw4XA/viewform

Endometriose

Doença inflamatória provocada por células do endométrio – tecido que reveste o útero – que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a causar sangramentos. A infertilidade também está presente em muitos casos de mulheres com endometriose.

Outros sintomas que também podem ser sinais de alerta para a doença são, como dor durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação; e dificuldade de engravidar.

O exame ginecológico é o primeiro passo para a identificação da doença. Exames laboratoriais também devem ser solicitados para a confirmação do caso clínico. O tratamento para a endometriose pode variar caso a caso, a partir da idade da paciente.

Segundo o Ministério da Saúde, a endometriose atingiu mais de 26 mil brasileiras em 2021. A estimativa é de que uma a cada 10 mulheres sofra com os sintomas da doença e desconheça a sua existência.

Programação do ‘SBE e Elas’ em Aparecida:

Sexta-feira (10 de março)

Manhã
08:00 – Abertura

08:10 – Início palestras e debates

  • Entendendo a origem da endometriose (Mariana Rossette)
  • Por que a endometriose causa dor? (Omero Poli Neto)
  • Peritônio, Ovário e Profunda: qual a diferença entre estes tipos de endometriose (Luciano Gibran)
  • Entendendo os sintomas da endometriose nas diversas fases da vida da mulher (Marcos Tcherniakovsky)
  • Quais as diferenças entre o ultrassom transvaginal normal e o ultrassom para mapeamento de endometriose? (Ana Luísa Nicola)
  • Ressonância Magnética ou Ultrassom para mapeamento de endometriose: como escolher qual método realizar? (Suzan Goldman)
  • Entendendo os objetivos do tratamento hormonal e suas possíveis repercussões (Márcia Mendonça)
  • O que é reserva ovariana e por que a endometriose pode causar infertilidade? (Júlio Cesar Rosa e Silva)

Tarde

14:00 – Continuação de palestras e debates

  • Entendendo os objetivos do tratamento cirúrgico e suas possíveis repercussões (Mariano Tamura)
  • Aspectos psicológicos no diagnóstico e apoio terapêutico da mulher com endometriose (Lílian Donatti)
  • Dieta antioxidante (anti-inflamatória): eu acredito! (Simone Getz)
  • Quando a fisioterapia auxilia no tratamento da endometriose? (Renata Cruz)

Sábado (11 de março)

Manhã
08:00 – Início palestras e debates

  • Políticas Governamentais e Ações da SBE ao longo dos últimos 10 anos
    (Maurício Abrao, Rui Ferriani, Carlos Peta, Eduardo Schor)

09:00 – Apresentando Resultados e Propostas – Sessão 1

  • Ações das Associações de Mulheres portadoras de endometriose para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento da endometriose
    (Maria Helena Nogueira – Amo Acalentar; Flávia Marcelino – Endomulheres Baixada Santista; Juliana Girão De Almeida Freire – Gapeam; Mayra Damasceno – Endobaianas.Mulher)

11:00 – Ações das Associações de Mulheres com endometriose para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento da endometriose: relatos da experiência Canadense (Dr . Nucelio Lemos e Dra. Philippa Cook)

11:20 – Apresentando Resultados e Propostas – Sessão 2

  • Ações das Associações de Mulheres com endometriose para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento da endometriose (Sheyla Lima – Projeto Endometriose e Luta Diária; Liana Herculano
    – Gampece; Nídia Meirelles – A Vida como Ela é com Endometriose)

12:40 – Encerramento

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)