Aparecida sedia evento que reúne principais cooperativas de coleta seletiva de Goiás

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 29 de maio de 2014 – Representantes das Cooperativas de Catadores de Aparecida, Goiânia, Hidrolândia e de Anápolis, participaram na manhã desta quinta-feira, 29, do 1° Encontro Metropolitano das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, para a troca de experiências.

O encontro marca a última etapa do Projeto de Trabalho Técnico Social das parcerias entre a Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Sicam), Universidade Federal de Goiás (UFG) e prefeituras de Aparecida de Goiânia e Anápolis. O convênio foi responsável pela construção dos galpões das cooperativas Coocap e Coopersólidos. Além da infraestrutura equipada com recursos do Ministério das Cidades, as cooperativas contempladas receberam, nos últimos meses, formação sobre autogestão, segurança do trabalho, cuidados básicos com a saúde, reciclagem e reaproveitamento.

“É importante que os catadores tenham saído da situação de vulnerabilidade. Com o galpão demos a oportunidade de uma vida mais digna às famílias que antes trabalhavam no aterro sanitário sem condições de higiene, saúde e segurança. Essa troca de experiência com outros municípios, que às vezes não possuem o mesmo sistema, será de grande valia”, ressaltou o prefeito Maguito Vilela (PMDB).

O gerente de Resíduos Sólidos e Drenagem da Sicam, Paulo Sérgio de Oliveira Rezende, afirma que o evento vai possibilitar o compartilhamento de informações sobre a forma de funcionamento e especificidades das cooperativas e as discussões sobre as possíveis maneiras de melhorar a negociação de preços de venda dos materiais triados. “O maior destaque deste evento é a comemoração pela melhoria da qualidade de vida proporcionada aos mais de 100 catadores que trabalhavam no aterro sanitário em condições miseráveis e agora conquistam um local de trabalho digno”, frisou  Paulo Sérgio

Além da troca de experiências, o encontro debateu a necessidade de aprovação de lei municipal que obrigue empresas a promoverem uma correta separação e destinação de seus resíduos. “Nosso último encontro mostrou o quanto os municípios evoluíram dentro de todo o processo que envolve a coleta seletiva. Agora é hora de evoluirmos ainda mais este debate” – pontuou a diretora de Coleta Seletiva e Domiciliar da prefeitura,  Márcia Nayane.

O presidente da Cooperativa de Catadores de Papéis de Aparecida (Coocap), Diogo Lopes Duarte, falou da importância do evento. “Estamos muito satisfeitos e felizes com o trabalho que estamos desenvolvendo no galpão, por isso, ver outros municípios também no mesmo caminho é muito importante”, ressaltou.

A ação tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, do Ministério Público estadual e municipal e de parceiras do projeto, como a Caixa Econômica Federal e a Coca Cola. “Aparecida é anfitriã porque não tem mais catadores em seu aterro sanitário, mas sim uma cooperativa organizada. Hoje fazemos a coleta seletiva em 97 bairros, nossa intenção é ampliar ainda mais esse número”, finalizou  Márcia.

PRESENÇAS- O encontro que aconteceu no Centro de Cultura José Barroso, contou com a presença de representantes do Ministério Público, do vereador Ezízio Barbosa, dos secretários, Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Tarcísio Francisco (Procuradoria), Marinho Resende (Procon), Eliezer Guimarães (Cultura) e os catadores dos municípios participantes.