Aparecida segue aplicando 1ª dose na população acima de 18 anos em sete postos de vacinação

Por Daniela Ribeiro

19 de agosto de 2021

Por Daniela Ribeiro

19 de agosto de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Drive do Centro de Especialidades está suspenso temporariamente até o recebimento de nova remessa de doses

Com mais de 426.708 mil doses aplicadas, entre 1ª e 2ª dose, a Secretaria de Saúde de Aparecida segue imunizando contra a covid-19 a população em geral acima de 18 anos nesta sexta-feira, 20. Por conta do estoque de doses para primeira aplicação e do aguardo de novas remessas para a cidade pelo Ministério da Saúde, a aplicação da primeira dose será realizada em sete postos de vacinação.

Entre os postos de vacinação da 1ª dose estão o drive-thru da Cidade Administrativa, com livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, com funcionamento das 8h às 18h; as cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim com funcionamento das 8h às 16h, mediante agendamento; e a Central de Imunização, das 8h às 18h. As vagas para agendamento no aplicativo Saúde Aparecida são liberadas sempre por volta das 17h.

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que a aplicação da 1ª dose no drive-thru do Centro de Especialidades será retomada assim que novas doses forem enviadas à cidade. “Tivemos uma boa procura pela aplicação da primeira dose após ampliarmos a faixa etária para maiores de 18 anos. Hoje temos pouco mais de cinco mil doses no estoque e conforme planejamento, aguardamos uma nova remessa de doses para retomar as atividades no drive do Centro de Especialidades”, comunicou.

De acordo com dados da SMS, de 20 de janeiro a 19 de agosto foram aplicadas 426.708 doses da vacina de 1ª e 2ª dose. Deste total, 308.591 foram de 1ª dose e 118.117 moradores já haviam sido totalmente imunizados contra a covid-19. Até o momento Aparecida recebeu 319.145 doses para primeira aplicação, 131.420 para segunda e 16.870 de dose única, totalizando 467.435. Atualmente o estoque de vacinas para a 1ª aplicação é de 5.099 e 19.820 para a segunda dose e 20 doses de aplicação única.

Com estes números, Aparecida atingiu 73% da população adulta imunizada com pelo menos uma dose e 27,94% com duas doses ou dose única, estando completamente imunizados. A população adulta da cidade é estimada em 422.666 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segunda dose

A aplicação da 2ª dose segue normalmente na cidade. Quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço, na data prevista no cartão, deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda a sábado, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.

Para receber a segunda dose da vacina basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação. Se a dose 2 for da Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização.

Horário de funcionamento e endereços dos postos de 1ª e 2ª dose:

• Drive-thru da Cidade Administrativa – Rua Gervásio Pinheiro, APM – Res. Solar Central Park – De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 17h
  • Drive-thru do Aparecida Shopping – Av. Independência, Quadra Área, Lote 01, S/N, Setor Serra Dourada – 3ª Etapa – De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 17h
  • UBS Andrade Reis – Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis – De segunda a sexta, das 8h às 17h
  • UBS Bairro Cardoso –  Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II – De segunda a sexta, das 8 às 16h
  • UBS Jardim Olímpico –  Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico – De segunda a sexta, das 8h às 16h
  • UBS Jardim Florença – Rua Verona esquina com a Rua São Paulo, Qd. 22, Lt. 01/20, Jardim Florença – De segunda a sexta, das 8h às 16h
  • UBS Veiga Jardim – Avenida Major Manoel Augusto Silva Brandão, Área Pública – De segunda a sexta, das 8h às 16h
  • Centro Municipal de Imunização – Rua São Domingos, 100, Centro – De segunda a sábado, das 8h às 18h