Aparecida segue com vacinação e testagem para diagnóstico da covid-19

Por Camila Godoy

2 de janeiro de 2023

Foto: Caudivino Antunes

Município tem 39 locais para realização do exame e 35 postos de imunização contra a doença

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), segue vacinando e testando a população contra a covid-19. A vacinação para a população acima de 5 anos está disponível em 35 locais. Crianças de 6 meses a 4 anos são imunizadas em sete postos. Já os exames que identificam a infecção são ofertados em 39 unidades de saúde. Em nenhum dos serviços é necessário agendamento.

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano alerta a população para a necessidade de manter o esquema vacinal contra a covid-19 atualizado. “É preciso que todos nós continuemos nos cuidando contra este vírus que ainda tem feito vítimas em todo o mundo. E a vacina é o melhor meio de proteção, para caso a pessoa contraia a doença, não desenvolva sintomas graves”, sublinhou o gestor.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, também chama a atenção da população para a importância de manter o esquema vacinal atualizado: “Muitos receberam as duas primeiras doses da vacina e deixaram os reforços de lado, ainda que as pesquisas científicas já tenham comprovado a diminuição da proteção com o tempo e a segurança das terceiras, quartas e quintas doses para o público indicado. Por isso, faço um apelo: atualizem seus Cartões de Vacinação e o de suas famílias. A imunização salva vidas. E se tiver sintomas, faça o teste”.

A vacinação contra a covid-19 está disponível para todas as crianças acima de 6 meses, adolescentes e adultos. Confira os esquemas vacinais de acordo com as faixas etárias e algumas condições:

• De 06 meses a 2 anos: três doses compostas por D1 + D2 + D3;
  • De 03 a 11 anos: duas doses compostas por D1 + D2;
  • De 12 a 29 anos: Três doses compostas por D1 + D2 + reforço (R1);
  • A partir de 30 anos: Quatro doses compostas por D1 + D2 + R1+ R2;
  • Pacientes Imunossuprimidos têm direito a uma dose adicional, compondo um esquema de cinco doses: D1+D2+ DA + R1+ R2;
  • Quem iniciou seu esquema com a vacina Janssen tem direito a quatro doses conforme os demais imunizantes: DU+ R1+ R2+ R3.

Os intervalos recomendados para as doses de reforço são de, no mínimo, quatro meses.

Documentos: Para receber a vacinação é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Postos de Vacinação

Crianças de 6 meses a 4 anos são vacinadas em sete postos:

• Central de Imunização;
  • Maternidade Marlene Teixeira;
  • UBS Cruzeiro do Sul;
  • UBS Bairro Cardoso
  • UBS Veiga Jardim
  • UBS Bandeirantes

(Para administrar melhor o quantitativo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, os postos podem usar a estratégia de lista de interessados e xepa da vacinação).

População acima de 5 anos é vacinada em 35 postos:

• UBS Andrade Reis
  • Central de Imunização
  • Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

As UBS´s funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8 às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Testagem para covid-19

A Saúde de Aparecida também segue ofertando gratuitamente testes para diagnóstico da covid-19 em 39 unidades de saúde. Qualquer pessoa com sintomas gripais ou que tenha tido contato com caso confirmado da doença pode realizar o exame. Ao receber o diagnóstico positivo para covid-19, o paciente deve cumprir isolamento social e buscar atendimento médico. A equipe de Telemedicina da SMS também entra em contato com os casos positivos para fazer o acompanhamento e dar as orientações necessárias.

Testes rápidos são ofertados para a população acima de 12 anos em 38 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. A SMS oferece ainda o teste do tipo RT-PCR no Centro de Especialidades (Avenida C, Jardim Boa Esperança), de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida. Crianças e adolescentes de até 12 anos interessados no diagnóstico precisam agendar o RT-PCR já que os testes rápidos não são indicados para essa faixa etária.

Postos de testagem

• Centro Municipal de Especialidades (Mediante agendamento)
  • UBS Madre Germana
  • UBS Caraíbas