Aparecida segue com vacinação em 31 unidades de saúde

Por Camila Godoy

19 de outubro de 2022

Por Camila Godoy

19 de outubro de 2022


São mais de 20 imunizantes disponíveis para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Vacina Coronavac, para proteção contra a covid-19, é ofertada em sete postos

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) disponibiliza vacinação gratuita em 31 locais espalhados por toda a cidade. A oferta segue o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Não é necessário agendamento para ter acesso ao serviço, basta procurar qualquer um dos postos fixos com documentos pessoais em mãos e o cartão de vacinação. Ao todo, os imunizantes oferecidos protegem crianças, adolescentes, adultos e idosos contra mais de 20 doenças, incluindo a covid-19 e a gripe.

Além da vacinação fixa em unidades de saúde, a SMS também realiza ações específicas para aproximar a imunização da população. Neste mês de outubro, por exemplo, toda quarta e quinta, tem vacinação noturna em supermercados da cidade. Nesta semana, nos dias 19 e 20, e na próxima, nos dias 26 e 27, a ação ocorrerá no supermercado Tatico, no setor Bela Morada, das 18h30 às 21h30.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, alerta a população sobre a importância de procurar os postos para análise e atualização do cartão de vacinação: “Precisamos aumentar a cobertura vacinal na cidade. Apenas metade da população está com o esquema vacinal atualizado. Quando analisamos a vacinação de rotina, nossas taxas de cobertura vão de 36%, como no caso da tríplice viral, a 61%, como no da meningo C. É alarmante! Imunização é estratégia coletiva e para funcionar com eficiência precisa de mais de 90% de cobertura. Do jeito que está, corremos um sério risco de retorno de várias doenças.”

Vacina Coronavac

Todos os moradores de Aparecida, a partir de 3 anos de idade, têm acesso à vacinação contra a covid-19 nos 31 postos fixos da cidade. A única exceção refere-se ao imunizante Coronavac, que é oferecido em sete locais: UBS Cruzeiro, UBS Santa Luzia, UBS Bairro Cardoso, UBS Veiga Jardim, UBS Bandeirantes, Maternidade Marlene Teixeira e Central de Imunização.

A concentração da aplicação dessa vacina nessas unidades ocorre devido ao baixo estoque. “Não temos previsão de recebimento de novas remessas de Coronavac pelo Ministério da Saúde e como os frascos desse imunizante são de multidoses, para evitar perdas técnicas, fizemos esse remanejamento na distribuição”, explica a Renata Cordeiro.

Postos de vacinação

A vacinação está disponível em 31 unidades de saúde de Aparecida:

Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
UBS Andrade Reis;
UBS Colina Azul;
UBS Bairro Cardoso;
UBS Delfiore;
UBS Alto Paraíso;
UBS Bandeirantes;
UBS Bairro Ilda;
UBS Buriti Sereno;
UBS Campos Elíseos;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Caraíbas;
UBS Chácara São Pedro;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Jardim Bela Vista;
UBS Jardim Boa Esperança;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Jardim Florença;
UBS Jardim Olímpico;
UBS Jardim Paraíso;
UBS Nova Olinda;
UBS Papillon Park;
UBS Parque Trindade;
UBS Residencial Anhambi;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Santo André
UBS Santa Luzia;
UBS Veiga Jardim;.
UBS Expansul.

Horário de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)