Aparecida segue testando a população para identificação da Covid-19

Por Polliana Martins

1 de janeiro de 2022

Por Polliana Martins

1 de janeiro de 2022


Foto: Rodrigo Estrela

Com mais de 413 mil testes realizados em Aparecida, a prefeitura segue testando amplamente a população para identificação da Covid-19. Os exames realizados são RT-PCR padrão Ouro para detecção da doença, considerado mundialmente por especialistas como o melhor do mercado. Ao todo, o município tem oito postos de testagem sendo feito em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e também no Centro de Especialidades.

Na cidade, o RT-PCR é realizado nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Jardim Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro. O teste é feito mediante agendamento prévio pelo aplicativo Saúde Aparecida ou encaminhamento médico. A testagem é feita de segunda a sexta-feira. Nas UPA’s 24h e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados.A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro ressalta que a testagem em massa é importante para monitorar o avanço da doença na cidade e principalmente, isolar e tratar os pacientes contaminados.

“Aparecida iniciou essa ampla testagem em abril de 2020, seguindo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), para obter diagnósticos precoces, identificar infectados, evitar agravamento de casos e conter a circulação viral. Estamos nos aproximando de 410 mil testes realizados numa cidade que tem 601 mil habitantes (IBGE) e continuaremos testando, isolando, rastreando e monitorando as pessoas para proteger a população”.

Onde e como fazer o teste em AparecidaA superintendente de Vigilância Sanitária, Daniela Ribeiro alerta sobre a importância do exame: “A pandemia está desacelerando, mas precisamos seguir em alerta e para isso o teste é fundamental. Quem apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas diagnosticadas com a Covid-19 pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida”, reforça.

O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida (aparecida.go.gov.br). Além disso, o agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590. “Se você está com sintomas gripais, que se parecem com os de Covid-19, há mais de 3 dias, procure realizar a testagem caso os sintomas forem leves. Já se estiver com sintomas mais graves como febre alta e falta de ar, é importante procurar uma unidade de saúde”, pontuou Daniela.

Aplicativo Saúde Aparecida

Para utilizar o serviço, disponível para o sistema Android, basta acessar a Play Store, pesquisar o nome “Saúde Aparecida”, baixar o aplicativo e fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS. Telefones com outras tecnologias e computadores também podem acessar o aplicativo pelo site da Prefeitura.

“Essa ferramenta fortalece nossa estratégia de testagem com encaminhamentos mais ágeis e personalizados. Na página inicial, ao clicar a opção “Agendamento teste de Covid-19”, o usuário preenche um pequeno questionário sobre os sintomas que tem apresentado e o sistema agenda para algum dos locais de testagem ou pode recomendar que a pessoa procure uma UBS ou UPA conforme a situação clínica do paciente”, informa o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção.

Resultados em 24 horas

O superintendente ainda explica que os resultados ficam prontos em até 24h e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. “Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS”, acrescenta Gustavo.

Testagem fundamental

Reconhecida por especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em visita à cidade em outubro de 2020, como “ponto-chave da rede eficiente de proteção, vigilância e tratamento contra a Covid-19 implantada no município”, a testagem municipal soma-se a estratégias planejadas tais como o monitoramento dos casos confirmados, a realização de exames laboratoriais, o empréstimo de oxímetros, a criação de um aplicativo de agendamento e a oferta de novos leitos de UTI e de enfermaria específicos, dentre outras medidas de enfrentamento à pandemia.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)