Aparecida segue vacinando idosos a partir de 65 anos contra Covid-19

Por Rodrigo Augusto

29 de março de 2021

Foto: Wigor Vieira

Vacina é disponibilizada em dois drive-thrus sem necessidade de agendamento. Que preferir pode receber a imunização em uma UBS após realizar atendimento no aplicativo “Saúde Aparecida”

A vacinação em Aparecida de Goiânia contra a covid-19, em idosos acima de 65 anos continua nesta semana nos sete postos montados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A aplicação da primeira dose pode ser feita nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, sem necessidade de agendamento. A imunização também é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

Para receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 é necessário apresentar um documento oficial de identidade, Cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida de Goiânia. Nos drivre-thrus, a vacinação é realizada das 8h às 19h, conforme ordem de chegada. Nas UBS’s, o horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira, conforme agendamento prévio realizado no aplicativo “Saúde Aparecida”.

Nesta segunda-feira, 29, o senhor Célio Gomes Cesário, 69 anos, comemorou ao receber a primeira dose da vacina. “Estou feliz e muito emocionado. Eu pensei que a vacina não iria chegar em mim a tempo, pois estive muito doente esses dias atrás- foi apenas uma gripe comum, mas fiquei com muito medo. Vou continuar mantendo o cuidado”, disse o idoso morador do Setor Cidade Livre.

“Nós continuamos com a vacinação dos idosos acima de 65 anos e com todos com essa idade para cima que ainda não vieram. Nós estamos convocando para que não percam essa oportunidade. Já foram aplicadas mais de 45 mil doses em Aparecida de Goiânia, dentre essas 27 mil foram aplicadas em idosos”, destaca a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cordeiro sobre a vacinação na cidade.

Atendimento

A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cordeiro, destaca que para agilizar a vacinação, o número de servidores envolvidos no trabalho foi ampliado assim como a estrutura montada nos drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. “Esta melhoria foi uma união de todas as secretarias do município sob o comando do prefeito Gustavo Mendanha. Agimos para melhor atender aos idosos que é uma população mais vulnerável. Na Cidade Administrativa, por exemplo, tínhamos apenas duas baias para vacinação. Agora, temos maior número de profissionais e trabalhamos com oito baias entre triagem e vacinação. Isso, sem dúvida, reduz o tempo de espera na fila”, aponta.

Forças de segurança

A partir de agora cerca de 5% das vacinas recebidas serão destinadas para vacinação de agentes das forças de segurança que inclui policiais rodoviários federais, policiais federais e guardas municipais. A imunização deste público será feita in loco nos locais de trabalho. Assim, os agentes não precisam procurar os postos, pois as doses serão encaminhadas até eles pelo departamento de imunização da SMS.

Além disso 2% das vacinas recebidas serão destinadas aos profissionais da linha de frente de combate à Covid-19 que ainda não conseguiram se vacinar. “A vacinação da linha de frente está acontecendo in loco e cada gestor de cada unidade de saúde entra em contato com a coordenação de imunização para encaminhar a relação de nomes desses profissionais que receberão a vacina em seu local de trabalho”, explica Renata Cordeiro.

Balanço

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cordeiro, nos dois dias de vacinação em idosos acima de 65 anos, 25 e 26 de março, foram imunizadas 7.395 pessoas dessa faixa etária com a 1ª dose. Assim, o município totalizou 45.741 vacinas aplicadas entre 1ª e 2ª dose, de 20 de janeiro a 26 de março.

Deste total, 33.161 são referentes à primeira dosagem e 12.580 referentes à segunda. 367 idosos e deficientes institucionalizados, 1.009 idosos acamados e 27.083 idosos com mais de 65 anos já foram vacinados, entre dose 1 e dose 2. Além disso, 17.282 vacinas já foram aplicadas em profissionais de saúde. Aparecida recebeu 45.900 doses para primeira aplicação e 15.200 para 2ª aplicação, um total de 61.100 doses em nove remessas enviadas pelo Ministério da Saúde. O estoque atual é de 12.860 doses para 1ª aplicação e 2.620 para 2ª.

“Ainda temos disponíveis mais de 10 mil doses para administração nos idosos acima de 65 anos. As vacinas disponíveis atendem essa faixa etária e provavelmente nesta semana, a tendência é o Ministério da Saúde conseguir regularizar essas remessas. Então, a medida que forem chegando novas doses, vamos atendendo e ampliando a vacinação para os idosos e começaremos também a atender outros grupos prioritários dentro do plano nacional de vacinação”, finalizou a coordenadora.