Aparecida será 1ª cidade a usar Sistema Informacional de Custo e Governança Pública criado pela UNB

Por Rodrigo Augusto

22 de maio de 2018

Por Rodrigo Augusto

22 de maio de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Na tarde desta segunda-feira, 21, o prefeito Gustavo Mendanha e diversos secretários receberam no Paço Municipal representantes da Universidade de Brasília (UNB) e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim de Castro. Durante o encontro foram acertados os últimos detalhes para assinatura de convênio que prevê o desenvolvimento e transferência de tecnologia do Sistema Informacional de Custo e Governança Pública.

Desenvolvida pela UNB, a ferramenta tem como principal objetivo auxiliar o gestor público a se comunicar com órgãos de fiscalização externa, apontando detalhadamente a utilização dos recursos públicos em cada departamento da administração municipal. “Já avançamos em muitos critérios que o TCM exige e vamos continuar trabalhando de forma transparente. Acreditamos que esse sistema será mais um instrumento que irá contribuir com nossa gestão e com o desenvolvimento de nossa cidade”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha durante a reunião.

Fruto de mais de dez anos de pesquisa, o sistema desenvolvido pela Universidade Nacional de Brasília permite ao gestor público avaliar e comparar informações relacionadas à aplicação de recursos, possibilitando ajustes e correções para melhor utilização do dinheiro público. “Quando ajudamos o gestor estamos ajudando o cidadão, oferecendo informações sobre onde os impostos pagos estão sendo investidos. Nossa proposta é que o poder público comunique a governança de baixo para cima, possibilitando que cada secretaria aponte o custo de cada departamento. Com essa ferramenta, a prefeitura saberá, por exemplo, quanto cada escola gasta com merenda escolar”, destacou um dos responsáveis pela criação do Sistema Informacional de Custo e Governança Pública professor Marilson Dantas.

Saindo na frente

Aparecida de Goiânia será a primeira cidade da Região Centro-Oeste e a segunda no Brasil a utilizar o sistema desenvolvido pela UNB. “O Tribunal de Constas dos Municípios quer ser parceiro dos gestores e nossa intenção não é prejudicar e sim auxiliar. Parabenizamos a gestão do prefeito Gustavo que demonstra que é transparente, pois precisamos de pessoas bem intencionadas na administração pública”, destacou o presidente do TCM, Joaquim de Castro.

De acordo com o secretário de Transparência, Fiscalização e Controle Einstein Paniago, o sistema será importante instrumento na administração dos recursos e na fiscalização de sua aplicação. “O programa poderá ser o principal instrumento de transparência da gestão pública e Aparecida vai sair na frente mais uma vez ao ser a primeira cidade do Estado a buscar esse convênio”, pontuou.