Aparecida sustentável e mais bonita

Foto: Valdir Antunes

Secretário nacional, Pedro Wilson, participou do plantio de mudas que marcou a implantação de projeto modelo na cidade e recebeu demandas para o Meio Ambiente.

Aparecida de Goiânia, 29 de outubro de 2012 – O prefeito Maguito Vilela e o secretário Nacional Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson; acompanhados de  secretários e alguns auxiliares da administração municipal, comandaram o plantio simultâneo de 372 mudas de Palmeiras Imperiais no Residencial Caraíbas. A ação marcou o lançamento do projeto Bairro Modelo, realizado pela secretaria de Desenvolvimento Urbano em parceria com secretarias de Infraestrutura, Regulação Urbana e outros órgãos do município, e contou com a participação de moradores, que plantaram as mudas ao mesmo tempo.

“O projeto tem início no Caraíbas, mas a idéia é estendermo à todos os bairros de Aparecida. Por isso a importância da visita do Pedro Wilson, para que conheça nosso trabalho e nossas projeções para construirmos uma cidade sustentável”, frisou Maguito. Segundo o prefeito, depois de tantos investimentos em infraestrutura, a cidade já ganhou contornos de cidade mais desenvolvida e, portanto, a hora agora é de cuidar também de sua aparência.

“Não vamos deixar de asfaltar, nem de buscar saneamento para os bairros que ainda não tem, mas esse momento também é para cuidarmos do que já foi feito, garantir a limpeza de nossos bairros; construir e manter parques que embelezem e ajudem no clima e sustentabilidade de Aparecida; fazer calçadas que garantam a acessibilidade das pessoas que transitam pelas ruas”, enumerou Maguito, lembrando que a construção das calçadas está prevista no Artigo 28 da Lei Municipal 1787/98, de 17 de dezembro de 1998. “Quem não tiver condições de fazer o calçamento de sua porta, pode gramar ou pedir o apoio da prefeitura para encontrarmos a melhor solução”, frisou.

Nesse sentido, o Caraíbas foi escolhido para o projeto piloto por ter abrigado, durante muitos anos, o lixão da cidade. Hoje  a realidade do setor é bem diferente de anos atrás. A população conta com asfalto, água tratada, galeria de água e Unidade básica de saúde e passou por um sistema de tratamento especial do solo. “Por todo esse histórico e passado de descuido que representa, achamos que o bairro merecia uma atenção especial e ser o bairro modelo para toda Aparecida”, completou.

A maratona de serviços que se iniciou nesta segunda-feira se estenderá até que todos os trabalhos sejam concluídos. Os fiscais da Regulação Urbana também vão pedir a ajuda da população para conservar o patrimônio público, manter o bairro limpo não jogando lixo ou entulho nas ruas e em lotes baldios, e denunciando a prática por parte de empresas de construção pelo telefone 3545-6040.

Além dos serviços de urbanização, outras secretarias estão participando da ação integrada para revitalizar o bairro. A Secretaria de Infraestrutura vai construir a pista de cooper na praça principal do bairro, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA) ficará responsável pela sinalização horizontal e vertical, e a Secretaria de Meio Ambiente ajudará com apoio logístico. A Regulação Urbana dará início a um trabalho de conscientização dos moradores para que construam suas próprias calçadas. Outras medidas também serão realizadas a médio prazo, e se estenderão posteriomente à todos os bairros do município.

Ministério do Meio Ambiente apoiará projetos em Aparecida

Logo após a ação no Caraíbas, já na Prefeitura, os secretários Lafaiete Campos (Meio Ambiente) e Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano) apresentaram nesta segunda-feira, 29, ao secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson, sob a supervisão do prefeito Maguito Vilela, os projetos para uma cidade sustentável a serem implantados em Aparecida de Goiânia, além de iniciativas já desenvolvidas pelas duas pastas. “O objetivo foi detalhar assuntos que já levamos ao secretário nacional em Brasília, há alguns dias, e que ele precisa avaliar com mais riqueza de informações, já que buscamos recursos junto ao Ministério do Meio Ambiente para a maioria deles”, esclareceu o prefeito.

Entre as demandas apresentadas, destaca-se repuperação das nascentes das bacias do Córrego Santo Antonio, Tamanduá e  Córrego Almeida, a regularização de parques urbanos do município; acompanhamento da licitação para construção do Complexo Turístico Serra das Areias; solicitação de recursos para projetos de prevenção e contenção de erosões nos córregos de Aparecida; macrodrenagem e solicitação de recursos para melhoramento do tratamento de resíduos sólidos e ampliação das valas do Aterro Sanitário de Aparecida de Goiânia – que hoje recebe cerca de 400 toneladas de lixo/dia.

As ações desenvolvidas na cidade, como roçagem, iluminação pública e a coleta seletiva, atividade de  sustentabilidade mais recente adotada no município, também foram detalhadas. “A coleta seletiva foi iniciada no último dia 15 de setembro, em quatro bairros, em caráter experimental. A adesão da população tem sido grande e a expectativa é que avance para mais 13 bairros no início de novembro, beneficiando mais de 50 mil habitentes”, frisou Rodrigo Caldas.

Em seguida, o prefeito e o secretário nacional visitaram ações em andamento no município, como o galpão em construção onde funcionará à Cooperativa de Catadores de Papel, que deve ser inaugurado no dia 30 de novembro. “Estou sendo muito bem recebido em Aparecida, e vejo, de forma clara, o quanto o município desenvolveu nesta gestão. A Presidenta Dilma nos incubiu de ajudar quem procura recursos para a preservação ambiental e todos os projetos que conheci hoje serão levados e estudados para a liberação de recursos pertinentes”, avaliou Pedro Wilson, que conheceu ainda o Aterro sanitário e as casas populares construídas para os catadores de papel.