Aparecida tem Festival de Cinema gratuito neste final de semana

Por Thiago Oliveira

25 de novembro de 2023

Foto: Brunno Moreira

3º FACI traz para a cidade obras produzidas por cineastas de 14 estados e busca mostrar a força da cultura do município

Começou ontem o 3º Festival Aparecidense de Cinema (FACI), realizado pela Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento acontece até domingo, 26, com a cerimônia de premiação dos filmes apresentados durante o festival. O FACI acontece no Anfiteatro Cantor Leandro, com entrada gratuita.

Durante o final de semana, obras de cineastas de 14 estados e do Distrito Federal serão exibidas em sessões pela manhã, tarde e noite. São filmes de curta e média duração, que retratam a vida e o cotidiano de cada localidade.

O festival deste ano também homenageia o ator Paulo Gustavo, que faleceu em 2021 em decorrência da Covid-19. Durante a cerimônia de abertura, a organização lembrou da importância do ator para o crescimento do cinema nacional, que ainda enfrenta resistência nas salas de exibição e no público em geral.

Para o presidente do FACI, Aldene José, essa é uma oportunidade do público conhecer e se encantar com as obras produzidas por cineastas brasileiros. “Quem ainda não conhece o festival, essa é a oportunidade. Nós queremos promover e fomentar a execução do cinema no nosso município, enriquecendo cada vez mais a cultura de Aparecida”, ressaltou.

A Secretaria de Educação também aproveitou o festival para integrar os alunos da rede municipal de educação por meio do cinema. Nesta sexta, alunos das escolas Adelino Ariano, Olentino Xavier, Antônio de Souza, Francisco de Assis, Cora Coralina e O Pequenino participaram da sessão infantil do FACI.

A programação deste sábado conta com obras de drama, ficção, cinema LGBTQIA+, documentário e cinema experimental. A cerimônia de encerramento e premiação acontece na noite deste domingo. A entrada para todos os dias é gratuita.