Aparecida tem índice de isolamento social de 49%, aponta plataforma das teles

Por Allan David

9 de julho de 2020

Por Allan David

9 de julho de 2020


Foto: Divulgação-Secom

Ferramenta de operadoras de telefonia móvel é mais um recurso para auxiliar o Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus nas tomadas de decisões na cidade

Aparecida de Goiânia registra índice de isolamento social de 48% no meio de semana e picos de 51% aos fins de semana. Os dados são da Plataforma Big Data Telcos Covid-19. Desde que iniciou o isolamento social intermitente por escalonamento regional, em 8 de junho, até 6 de julho a cidade oscilou entre 43,9% (26/06) e 51,8% (05/07). Na maioria dos dias, foi registrado taxa de isolamento social de 48%. No dia 07/07 o índice estava em 49,2%.

O fenômeno se repete em nível estadual. Conforme a plataforma Telcos Covid-19, entre 18 de março e 6 de julho o maior pico de isolamento social em Goiás ocorreu no dia 29 de março, quando foi registrado 56%, e o menor, em 18 de março, com 40,5%. Nos dias de semana, em nível estadual a taxa de isolamento social é semelhante a realidade de Aparecida.

No dia 16 de junho, uma semana após o início do escalonamento regional, a plataforma registrava 49% de isolamento social em Aparecida. Os números mantiveram uma média, tendo o menor índice registrado no dia 26 de junho, com 43,9%, e subindo para 51,8% no último domingo, data em que foi iniciado o escalonamento no cenário laranja, de risco alto.

A plataforma de monitoramento do isolamento social foi lançada pelas cinco maiores operadoras de telefonia móvel do país e está disponível para prefeituras e governos estaduais. A Prefeitura de Aparecida é uma das primeiras a aderir a plataforma no país. É mais uma ferramenta para auxiliar o Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus nas tomadas de decisões em Aparecida.

A plataforma oferecida pelas empresas de telecomunicações apresenta dados desde 26 de fevereiro, quando foi confirmado o primeiro caso de novo coronavírus no país. Naquela quarta-feira de cinzas, o índice de isolamento social era de 35,8%. Em todo este período, o menor índice de isolamento foi em 13 de março, quando registrou 31,7%.

Aparecida fez inicialmente 30 dias direto de isolamento social para conter o avanço da Covid-19. O isolamento social horizontal começou em 19 de março e durou até 19 de abril. Neste período, o dia que registrou a maior taxa de isolamento social foi em 21 de abril, com 54,7%, e o menor índice foi em 19 de março, com 37,9%.

Em 22 de abril, o Comitê publica a Portaria 028 adotando a Matriz de Risco do Ministério da Saúde e aponta que, considerando nota técnica da Secretaria de Saúde e a taxa de ocupação dos leitos de UTIs, a cidade encontrava-se no cenário estável/verde e, por isso, apresenta um plano de retomada responsável de 82% das atividades econômicas, a partir de 28 de abril. Entre 28 de abril e 11 de maio – os primeiros 14 dias de retomada das atividades econômicas – a taxa de isolamento social, em média, foi de 48%.

Em 5 de junho, quando o Comitê publica a Portaria 035 adotando o isolamento social intermitente por meio do escalonamento regional, Aparecida registrou 48,6% de isolamento social. De 8 a 30 de junho, quando a cidade já vivia a regra do isolamento social intermitente, a média de isolamento social foi de 48%, atingindo picos de 51%.

Escalonamento regional assegura previsibilidade e recebe adesão de 98% dos comerciantes

A Prefeitura de Aparecida acredita que a alta no fator isolamento social é um resultado prático do funcionamento das escalas de abertura e fechamento do comércio por região (macrozona). Esse regime de isolamento social intermitente foi implementado com o intuito de diminuir a movimentação de pessoas nas ruas e, ao mesmo tempo, aumentar o distanciamento social.

Aparecida foi dividida em 10 macrozonas e, no dia de fechamento de cada região, entre segunda e sexta, fecham-se até supermercados, padarias e postos de combustíveis.

“Essa estratégia tem se mostrado muito assertiva para que a gente continue fazendo uso dela no enfrentamento à pandemia com o maior equilíbrio possível, preservando vidas e o cenário socioeconômico de Aparecida”, avalia o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães – que preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus Covid-19.

Na avaliação da Prefeitura de Aparecida, o escalonamento regional tem alcançando seus objetivos por oferecer vantagens para a população e para a administração municipal.

A primeira vantagem é a previsibilidade. Seguindo a matriz de risco do Ministério de Saúde, a Prefeitura de Aparecida já traçou seu plano de ações considerando restrições e concessões de acordo com quatro cenários diferentes (verde, amarelo, laranja e vermelho). Assim, o empresário pode se programar para o abre e fecha necessário nesta pandemia.

Outra vantagem é que, com as regiões fechadas em dias diferentes, a Prefeitura de Aparecida pode concentrar as equipes de fiscalização naquela macrozona que está sob restrições. Assim, a administração municipal garante o cumprimento integral do isolamento social intermitente.

Nas quatro primeiras semanas do escalonamento regional, as equipes de fiscalização registraram adesão de 98% das 53 mil atividades econômicas de Aparecida.

Avenida Vitorino Melo, Setor Madre Germana. O bairro está na macrozona Garavelo, que no cenário laranja fecha às terças, quartas e também aos sábados, depois das 13h, e aos domingos, o dia todo – Foto: Enio Medeiros

Monitoramento com dados da telefonia móvel

A Prefeitura de Aparecida selou, nesta semana, um acordo de cooperação com a associação das operadoras móveis (ABR Telecom) para usar dados fornecidos pelas cinco maiores teles do país (Claro, TIM, Oi, Vivo e Algar) no monitoramento das medidas de isolamento social na cidade.

As informações são disponibilizadas à Prefeitura de Aparecida numa plataforma que mostra a quantidade de celulares conectados às torres e antenas das operadoras, permitindo acompanhar deslocamentos e pontos de aglomeração nesta pandemia do novo coronavírus.

A Prefeitura de Aparecida usará a plataforma para identificar situações de concentração de pessoas e executar ações imediatas que possibilitem o distanciamento social. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o isolamento social é a forma mais eficiente de mitigar os riscos de contaminação do coronavírus, causador da Covid-19.

O novo mecanismo utilizado pela Prefeitura de Aparecida tem a forma de um site e é chamado de Plataforma Big Data Telcos Covid-19. A ferramenta foi idealizada pelas teles para apoiar os governos no monitoramento da mobilidade das pessoas durante a pandemia.

Por protocolo, a plataforma mostra as informações do dia anterior. E os dados são anonimizados, sem nenhuma possibilidade de identificação individual dos usuários.

Ao aderir à ferramenta, Aparecida entra no grupo de grandes cidades brasileiras que estão monitorando os índices de isolamento social com a Plataforma Big Data Telcos Covid-19. É o caso, por exemplo, de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Salvador (BA).

Aparecida é uma das primeiras cidades goianas a usar a plataforma das teles. Até então, a Prefeitura de Aparecida utilizava a plataforma In Loco, que cruzava informações de deslocamento apenas de celulares equipados com aplicativos de geolocalização.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)