Aparecida tem vacinação contra a covid neste sábado, 18

Por Polliana Martins

17 de junho de 2022

Por Polliana Martins

17 de junho de 2022


Foto: Enio Medeiros

A Central de Imunização funcionará normalmente das 8h às 18h, neste sábado. Na segunda, dia 20, a vacinação ocorre normalmente nos 39 postos

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) continua imunizando a população do município contra a covid-19. Neste sábado, 18, a vacinação é realizada em todo público na Central de Imunização, que fica na Avenida São Domingos, 100, Centro de Aparecida, das 8h às 18h. Por conta do feriado de Corpus Christi as unidades tiveram atividades suspensas nesta quinta e sexta.

“Amanhã, sábado, 18, a Central de Imunização funcionará normalmente das 8h às 18h e na segunda, 20, a vacinação volta ao pleno funcionamento nos 39 postos”, informa a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

A partir de segunda, dia 20, a imunização ocorre normalmente em 39 postos fixos, sendo 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a Central de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro) e a Maternidade Marlene Teixeira (Rua das Bandeiras, 26, Vila Brasília).

Postos de vacinação

Em Aparecida as vacinas contra a Covid-19 para adolescentes e adultos, isto é, para moradores acima de 12 anos, estão disponíveis na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; Veiga Jardim e Expansul.

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Em todos esses 39 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda ou para os reforços. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Segunda dose

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Reforço ou terceira dose

Além disso, qualquer pessoa acima de 12 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Terceira dose da Janssen

Já a terceira dose da Janssen, ou segunda dose de reforço, está liberada no momento para os trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 50 anos observando um intervalo de 4 meses da última dose recebida. Essa D3 pode ser da própria Janssen, ou dos imunizantes Pfizer ou AstraZeneca. Todos os postos aplicam a terceira dose.

Quarta dose ou segundo reforço

Já a quarta dose ou 2⁰ reforço da vacina contra a covid-19 pode ser aplicada em trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 50 anos e imunossuprimidos. Os interessados em receber a segunda dose de reforço da vacina em Aparecida podem procurar qualquer um dos 39 postos fixos de imunização da cidade. A aplicação deve seguir o intervalo mínimo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose. Além disso, é necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. Trabalhadores da saúde também precisam comprovar a atuação.

Vacinação infantil

Crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas contra o novo coronavírus na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção, elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)