Aparecida terá apoio da PF para armamento da Guarda Municipal

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Instituição ficará responsável pelo registro das armas, que serão adquiridas pelo município após licitação. Agentes terão que passar ainda por treinamento.

Aparecida de Goiânia, 4 de abril de 2013 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) reuniu-se nesta quinta-feira, 4, com o superintendente regional da Polícia Federal, Geraldo André Scarpelline, para acertar os últimos detalhes do requerimento que possibilitará armar a Guarda Civil Municipal de Aparecida. O documento foi protocolado pelo secretário de Defesa Social e Guarda Municipal, Sargento Cachoeira, no dia 14 de março deste ano e acatado pela PF. “Tivemos total apoio da Polícia Federal na luta contra a violência no município, agora a Prefeitura dará inicio ao processo licitatório para aquisição das armas”, contou o prefeito. As armas serão credenciadas pela Polícia Federal.

Segundo o secretário de Defesa Civil, os 250 aprovados no concurso da guarda, que está em fase final, já receberão treinamento necessário de tiro e manuseio de armas. “É injusto pessoas que lidam diretamente com o crime não ter como se defender, defender a população e o patrimônio, e ficar refém de bandidos”, ressaltou o sargento Cachoeira. Ele explicou que a legislação federal, por meio de resolução, atribui ao município a responsabilidade de aquisição das armas para uso funcional dos Guardas Municipais. “Não será permitido o uso pessoal. As armas serão usadas apenas durante o período de trabalho e no caminho de volta para casa”, completou.

A expectativa do município é que a medida ajude a reduzir crimes, especialmente contra o patrimônio público, em Aparecida, como outras ações já implementadas pela própria Guarda Municipal. Segundo o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), os índices de criminalidade reduziram em mais de 30% depois da instalação das câmeras na cidade. “Antes Aparecida liderava o ranking como cidade mais violenta do estado, hoje caímos para a 17° posição, ou seja, um avanço significativo em pouco tempo”, comemorou Maguito, que na ocasião convidou o superintendente regional da PF para conhecer o sistema de videomonitoramento. “Os índices de redução de crimes em Aparecida revelam a eficácia desse sistema de segurança pública implantada na gestão de Maguito”, disse Geraldo Scarpelline, aceitando o convite.

MAIS SEGURANÇA – A Prefeitura de Aparecida não tem medido esforços para melhorar a segurança pública no município. Prova disso é que quatro bases comunitárias de segurança foram implantadas no município para monitoramento das câmeras e prestar assistência direta à população. Para isso, a Guarda Municipal tem feito parcerias com as Polícias Civil e Militar, além disso, a Prefeitura irá dobrar o efetivo da guarda com a finalização do concurso público.

Outra novidade é que o a secretaria de Educação e o GGIM estão elaborando projeto para implantar o sistema de videomonitoramento nas unidades escolares municipais. “Essa medida impedirá a ação de vândalos e vai deixar nossos alunos, diretores e pais mais tranquilos”, enfatizou Maguito.