Aparecida terá mais 10 Unidades Básicas de Saúde

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 29 de maio de 2013 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) assinou nesta quarta-feira, 29, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, ordem de serviço para a construção de mais 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cerca de R$ 7 milhões serão investidos na construção das novas unidades, sendo R$ 4 milhões do Governo Federal e o restante contrapartida da Prefeitura, que também doou as áreas. Os bairros contemplados são: Buriti Sereno, Pontal Sul, Independência Mansões, Cândido de Queiroz, Jardim Riviera, Mansões Paraíso, Andrade Reis, Porto das Pedras, Setor Santa Luzia e Parque Veiga Jardim.

“Sanar os problemas da saúde pública em Aparecida é uma das prioridades da nossa gestão. Com cinco unidades existentes e as que serão entregues este ano, esperamos sanar 70% da demanda reprimida”, destacou Maguito. Três equipes de saúde prestarão serviços aos moradores, cada uma é formada por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um auxiliar de dentista e cinco agentes comunitários de saúde. Um guarda municipal e auxiliar de limpeza e administrativo ajudarão no trabalho das três equipes. “Todos os profissionais da secretaria de Saúde estão engajados em melhorar os serviços e os atendimentos à população”, frisou o prefeito.

As novas UBS do município funcionam das 8 às 16 horas, tem estrutura e arquitetura padronizadas e atendem todas as exigências do Ministério da Saúde. As UBS são locais de atendimento básico em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Além das consultas médicas e do acompanhamento das famílias feito pelos agentes comunitários do Programa Saúde da Família, as unidades também oferecem atendimentos como inalações, curativos, vacinação, coleta de exames laboratoriais, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Projeto prevê contrução de mais 14 unidades de saúde

Durante a solenidade de assinatura, o secretário de Saúde, Paulo Rassi, anunciou projeto para construção de mais 14 novas Unidades Básicas de Saúde. “Iremos hoje à Brasília apresentar o documento ao Ministério da Saúde. Assim que for aprovado e liberado recurso, iniciaremos a licitação e, em seguida, as obras”, informou Paulo Rassi. Ainda segundo o secretário, se essas unidades forem aprovadas pelo Governo Federal, Aparecida terá 29 UBS’s ao final da gestão Maguito Vilela. “O objetivo é substituir as unidades já existentes por prédios mais novos e modernos e, assim, atender melhor a população”, completou.

Outra boa notícia é que estão em licitação a construção de mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), nos setores Buriti Sereno e Parque Flamboyant; a construção do Hospital Municipal; a reforma da Maternidade Marlene Teixeira e das unidades de saúde dos setores Santa Luzia, Jardim Nova Olinda, Jardim Florença e Pappillon Park. Também está previsto para este ano, a retomada das obras da Maternidade Municipal; a conclusão das obras de reforma e ampliação do Cais Nova Era, que já está em andamento; e reforma do Cais Garavelo.

“Aparecida de Goiânia tem investido na criação de uma rede adequada de Saúde desde 2009”, frisou Maguito Vilela. A cidade, que contava com apenas seis unidades de emergência, tem hoje 5 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que contemplam os setores Delfiori, Alto Paraíso, Bandeirantes, Caraíbas e Retiro do Bosque, além da Unidade de Pronto Atendimento do Brasicon. Todas já estão em funcionamento.

PRESENÇAS – Também prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Ozair José (PT); os secretários Euler de Morais (Governo), José Ribamar (Esporte), Eliézer Guimarães (Cultura), Léo Mendanha (ASA), Fábio Camargo (Meio Ambiente), André Luis (Controle Interno), Adriano Montovani (Emprego e Renda), Domingos Pereira (Educação), Valdemir Souto (SMTA); Marinho Rezende (Procon), Eli de Faria (AparecidaPrev), Ronnie Barbosa (Habitação), Ozéias Laurentino (Comunicação) e vereadores municipais, que na ocasião, representados pelo presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha (PMDB).

ASFALTO – Durante a assinatura da ordem de serviço para as novas unidades de saúde o prefeito também anunciou que iniciará na semana que vem a pavimentação do setor Pôr do Sol. Na ocasião ele convidou toda a população para participar. O lançamento do asfalto do bairro será próxima terça-feira, 4, às 19h30, na Rua Alecrim, entre as quadras 18 e 19, próximo ao Clube da Assembleia. Na ocasião, o prefeito também prestará contas das obras e ações da Prefeitura à população.