Saúde de Aparecida realiza vacinação contra pneumonia em pessoas com comorbidades

Por Polliana Martins

9 de novembro de 2022

Por Polliana Martins

9 de novembro de 2022


Foto: Jhonney Macena

Com rapidez e após avaliação médica sem necessidade de pré-agendamento, pessoas que se encaixam no público-alvo do Mutirão são vacinadas na Central de Imunização

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realiza nesta quarta-feira, 09 de novembro, das 8h às 18h, na Central de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro), um Mutirão de Vacinação contra a Pneumonia para pessoas com comorbidades. As ações transcorrem de forma organizada e rápida. Sem necessidade de agendamento prévio, uma médica está no local para avaliar os pacientes interessados na vacina, que devem apresentar receitas, exames e laudos, de qualquer época, que comprovem as enfermidades. Após a consulta, se necessário, a pessoa já é imunizada.

“Geralmente, para ter acesso à vacina pneumo 23, que protege contra a pneumonia, o paciente precisa solicitar administrativamente a imunização, que é destinada exclusivamente para pessoas com certas comorbidades. Com esse Mutirão, estamos agilizando e facilitando o acesso a uma proteção que pode evitar internações e até salvar vidas”, destaca o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Proteção indispensável

“Quando eu soube que teria essa vacina aqui hoje, com médico já autorizando e sendo aplicada na hora, me preparei para virmos bem cedo”, conta Rosa Helena da Silva, moradora do Village Garavelo. Ela é imunossuprimida e a mãe dela, Enedina Maria do Carmo, moradora do Setor Serradourada, tem enfisema pulmonar. Ambas fazem parte do grupo contemplado pela vacinação com a pneumo 23.

“Essa proteção é muito importante para nós, então é maravilhoso ter essa oportunidade. Graças a Deus tenho conseguido em Aparecida todas as vacinas”, afirma. Rosa ainda destaca, emocionada, que dona Enedina esteve recentemente internada com pneumonia e ficou vários dias na UTI. “Agora tem essa prevenção para ela. Quem precisa tem que vir receber a vacina, não pode perder”, enfatiza ela.

Quem pode ser vacinado

A superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, informa que apenas pessoas com as seguintes doenças ou condições poderão ser contempladas com essa vacinação, após a avaliação médica: HIV/Aids, diabetes mellitus, doenças oncológicas, transplantados de órgãos sólidos, transplantados de células-tronco hematopoiéticas (TMO), asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas, fístula liquórica e derivação ventrículo peritoneal (DVP), implante de cóclea, imunodeficiências congênitas, nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica, pneumopatias crônicas, asma persistente moderada ou grave, Fibrose cística (mucoviscidose), cardiopatias crônicas, imunodeficiência devido a imunodepressão terapêutica, hepatopatias crônicas, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, trissomias e doenças de depósito.

O que apresentar

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, ressalta que os interessados devem apresentar comprovante de endereço, cartão de vacinação e receitas, exames e laudos, de qualquer época, que comprovem as enfermidades para ajudar na avaliação médica: “Tragam tudo o que tenham relativo à doença ou condição para auxiliar na comprovação necessária e assim já receber a vacina Pneumo 23. Quem se encaixa no perfil dessa vacinação não deve perder essa oportunidade tão importante de proteção”.

Acesso rápido e facilitado

Renata esclarece que essa imunização é destinada a pessoas que têm maior risco de sofrer complicações respiratórias, “daí a importância de reforçarmos a proteção nesse momento que temos a disponibilidade dessas vacinas, que são especiais. Recebemos uma maior distribuição por parte do Estado, então facilitamos agora o acesso para esse público que tem direito a essa vacina, mas que normalmente precisa abrir um processo, que é algo mais burocrático, e que leva cerca de 30 a 60 dias para o recebimento do imunizante”.

A coordenadora relata que, além das atividades na Central, a equipe da Imunização esteve ontem aplicando a pneumo 23 na Casa de Apoio São Luiz, espaço destinado ao atendimento de pacientes oncológicos, grupo que está dentro do protocolo do Ministério da Saúde (MS) para recebimento dessa vacina especial. “Também vacinamos ontem e hoje pessoas na Clínica de Hemodiálise Milli, onde imunizamos pacientes renais crônicos, que também fazem parte do grupo contemplado”, acrescenta.

Pneumo 23

A vacina Pneumocócica 23-valente protege quem a recebe, por toda a vida, contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. Pode ser administrada em crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos. A imunização se dá por meio da aplicação de duas doses, sendo o intervalo entre elas de cinco anos. Todos que participarem do mutirão terão o reforço garantido.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)