Aparecida vai discutir plano de saída da pandemia em webinar nesta sexta, 03

2 de julho de 2020

Município aposta no planejamento e na integração proporcionados pelo Programa Cidade Inteligente para imprimir forte ritmo na economia no pós-Covid-19

Quais estratégias o município de Aparecida tem adotado para sair da pandemia da Covid-19 já retomando o desenvolvimento econômico que expandiu o PIB da cidade em 122%, nos últimos dez anos? Esses e outros questionamentos serão respondidos no Webinar – Cidade Inteligente e as perspectivas de Aparecida de Goiânia no pós-pandemia, que ocorrerá nesta sexta-feira (3), às 16h, pelo Zoom Cloud Meetings.

A videoconferência não requer inscrição prévia, e é aberta a qualquer pessoa da comunidade em geral. Na hora do webinar, basta clicar aqui para participar. O evento virtual será mediado pelo prefeito Gustavo Mendanha.

O gestor municipal vai coordenar as rodadas de perguntas e respostas com os convidados, que são o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley; o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais; o presidente do Instituto Smart City Business Estados Unidos, Lorenzo Madrid; e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida, Cleomar Rocha.

A Prefeitura de Aparecida acredita que o Programa Cidade Inteligente pode ser seu passaporte para desembarcar da pandemia. Isto porque o principal pilar do programa, que é a integração da Saúde, Educação, Segurança e demais secretarias municipais com planejamento e uso da tecnologia, já mostra sinais favoráveis à retomada no pós-Covid.

“Lá atrás, se não tivéssemos pensado, por exemplo, no aprimoramento da saúde pública em Aparecida, o Hmap, que hoje é referência no tratamento da Covid-19, poderia não existir, e isso fatalmente nos colocaria numa situação muito pior em relação ao quadro que temos hoje no controle da doença”, analisa o prefeito Gustavo Mendanha.

Atenção no planejamento

O planejamento a longo prazo, com cenários que podem ser previstos pelo Programa Cidade Inteligente, foi intensificado na agenda do município de Aparecida desde 2017.

Além da inauguração do Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), em 2018, Aparecida concretizou outras ações estratégicas, nos últimos anos, que hoje dão condições, por exemplo, para permitir a abertura da economia sem estrangular o sistema de saúde. É o caso da construção da UPA Flamboyant, a reforma do CAIS Nova Era e a renovação da frota do Samu, entre outras realizações, como a reforma também da UPA Brasicon.

Só o Hmap, que já foi inaugurado com 230 leitos e 180 apartamentos, recebeu mais 110 leitos, sendo 50 de UTI e 60, de semi-UTI, para enfrentar a Covid-19. Além disso, a Prefeitura de Aparecida adquiriu mais 13 leitos de UTI na rede privada para colocar à disposição de usuários do SUS infectados com o novo coronavírus. E aumentou sua capacidade de testagem de 15 testes semanais para cerca de 1.000 testes diários.

O fechamento das atividades econômicas não essenciais por 30 dias corridos iniciado em março, logo após a declaração da pandemia, também deu fôlego para Aparecida reforçar o aparato da saúde pública. A Prefeitura de Aparecida convocou 700 profissionais da área da saúde para atuar nas unidades do município, adquiriu 60 termômetros digitais e criou o teleatendimento de Covid-19, entre outras ações.

Com a saúde pública reforçada, a Prefeitura de Aparecida avalizou a decisão do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus Covid-19 de reabrir a economia gradualmente, primeiro com as lojas de rua e depois com os shoppings centers. Toda a movimentação no comércio foi monitorada e fiscalizada. Na sequência, Aparecida adotou o isolamento social intermitente por meio do escalonamento regional do comércio, em vigor desde o dia 8 de junho.

Aparecida na vanguarda

Enquanto muitos municípios ainda tinham indefinidas as ações de combate à Covid-19, Aparecida já era modelo em Goiás com seu plano consolidado de enfrentamento ao novo coronavírus. É um resultado que, para a Prefeitura de Aparecida, coloca a cidade hoje na vanguarda, em relação à retomada do desenvolvimento econômico pós-Covid.

Na administração municipal, apesar da queda estimada de R$ 188 milhões na arrecadação por causa da pandemia, as contas da Prefeitura de Aparecida estão em dia. Não houve redução nos salários, nem demissões. Para o secretário da Fazenda, André Rosa, a estabilidade nas contas do município se justifica pelo colchão de R$ 115 milhões que a Prefeitura de Aparecida já tinha para usar em investimentos e emergências.

As reservas da Prefeitura de Aparecida também permitem que o município continue executando obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica, reforma de escolas e CMEIs, construção de praças e revitalização de dezenas de unidades de saúde.

Alicerce para o futuro

Além de propiciar melhoria na qualidade de vida dos aparecidenses dos dias contemporâneos, a Prefeitura de Aparecida já alicerça hoje o futuro da cidade para as gerações das próximas décadas. E o caminho para esse planejamento é trilhado com o projeto Agenda Aparecida 2050, que busca inserir a sociedade na busca por soluções para a saúde, educação, infraestrutura, segurança e outras áreas nos próximos 30 anos.

Os resultados já obtidos no Agenda Aparecida 2050 e no Programa Cidade Inteligente sustentam os argumentos que a Prefeitura de Aparecida vai defender no webinar. Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, a cidade sairá na pandemia da Covid-19 fortalecida e imprimindo forte ritmo na retomada econômica.

O Webinar – Cidade Inteligente e as perspectivas de Aparecida de Goiânia no pós-pandemia é uma realização da Prefeitura de Aparecida e do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus Covid-19.