Aparecida zera fila para cirurgias de catarata

Por Ana Clara Dias - SMS

16 de outubro de 2017

Por Ana Clara Dias - SMS

16 de outubro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Em meio às dificuldades enfrentadas por municípios de todo Brasil, Aparecida tem conseguido destaque no cenário nacional. A gestão municipal segue inaugurando obras e ampliando o acesso da população a uma saúde pública de qualidade e humanizada. Por isso, os aparecidenses têm mesmo motivos para comemorar. A boa notícia agora é que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) zerou a fila para cirurgias eletivas de cataratas.

De junho até o início de outubro, foram 2.098 procedimentos liberados pela SMS. As cirurgias de cataratas estão sendo realizadas por prestadores de serviço, pactuados com o Sistema Único de Saúde (SUS). A SMS estima que até novembro deste ano, todos os procedimentos liberados sejam executados, conforme agenda dos hospitais conveniados.

Em maio deste ano, o Ministério da Saúde liberou R$ 250 milhões para estados e municípios. O recurso garante parte do custeio para a realização das cirurgias eletivas. Aparecida de Goiânia está dando prioridade para filas maiores, como as de catarata, por exemplo. Ademais, não estão sendo realizadas apenas as cirurgias de catarata, mas também outros procedimentos eletivos importantes.

“Parte do recurso vem do governo federal, outra parte é do município. Porque para que o paciente faça a cirurgia, se faz necessário realizar a consulta e exames que muitas vezes são até mais onerosos do que a própria cirurgia. Entretanto, a parceria com o Ministério da Saúde tem sido fundamental para Aparecida”, explica o secretário de Saúde Edgar Tollini.

Para o prefeito Gustavo Mendanha, a saúde é prioridade da atual gestão. “Inauguramos mais uma UPA, colocando Aparecida como a única cidade com três UPAs porte III, três Unidades Básicas de Saúde e vamos entregar mais cinco. Em breve vamos colocar também em funcionamento o Hospital Municipal e o Centro de Especialidades. Isso demonstra compromisso da nossa administração com a população da cidade, melhorando o acesso aos serviços de saúde. Nosso objetivo é fazer cada dia mais, por isso trabalhamos com a parceria do governo federal que tem feito muito por Aparecida também”, destaca o prefeito.

O recurso do Ministério está sendo utilizado para ampliar o acesso e zerar as pendências de cirurgias eletivas no Brasil. Cada gestão local utiliza também os recursos regulares de média e alta complexidade, repassados pela pasta mensalmente para custeio de ações, serviços e procedimentos, incluindo as cirurgias eletivas. Em 2016, o Ministério da Saúde repassou aos estados e municípios R$ 45,2 bilhões.