Apoio da Prefeitura de Aparecida aos bombeiros civis é reconhecido nacionalmente

Por Thiago Marques

6 de junho de 2017

Por Thiago Marques

6 de junho de 2017

Foto: Divulgação

Prefeito Gustavo Mendanha e auxiliares foram homenageados pela Frente Parlamentar Mista que luta pelo fortalecimento da profissão em todo país

Aparecida de Goiânia, 06 de junho de 2017 – Aparecida de Goiânia foi a primeira cidade do país a efetivar, por meio de legislação própria e de outras ações institucionais, a lei federal 11.901/2009, que regulamenta a profissão de bombeiro civil. Isto ocorreu durante o segundo mandato do ex-prefeito Maguito Vilela (2013-2016), e o atual prefeito, Gustavo Mendanha, que à época era o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, esteve em Brasília (DF) nesta segunda-feira (05) para, em nome da prefeitura, receber homenagem por esta iniciativa.

A solenidade foi realizada em um dos auditórios do Senado Federal, onde ocorria o Seminário Integração Nacional – Desenvolvimento da Profissão de Bombeiro Civil, liderado por uma Frente Parlamentar Mista composta por deputados e senadores de diversos estados, e que tem como principal objetivo trabalhar pelo fortalecimento e reconhecimento da profissão.

Gustavo Mendanha estava acompanhado pelo ex-secretário de Governo de Aparecida e ex-deputado federal, Euler Morais. Ambos, assim como o ex-prefeito Maguito Vilela, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ezízio Barbosa, e o superintendente de Defesa Civil, Juliano Cardoso, foram homenageados pelo deputado federal Rôney Nemer (PP-DF), que preside a Frente Parlamentar, e pelo senador Hélio José (PMDB-DF), vice-presidente.

Com a experiência positiva de Aparecida de Goiânia a tiracolo, o prefeito participou ativamente das discussões acerca da profissão. “Foi um evento importante, onde abordamos também os principais desafios de uma profissão que cresce bastante e que tem seus anseios e sua necessidade de regulação por meio de um conselho de classe, por exemplo”, comentou o prefeito.

As iniciativas da Prefeitura de Aparecida de Goiânia que têm resultado no fortalecimento da profissão de bombeiro civil vão desde um cadastro interno (são vistos como uma alternativa de segurança a mais para auxiliar o poder público em ações relacionadas à Defesa Civil) a leis específicas. Exemplo: lei instituída na gestão do então prefeito Maguito Vilela determina que é obrigatória a manutenção de uma unidade de combate a incêndios e de primeiros socorros, formada por Corpo de Bombeiros Civis, em estabelecimentos como shoppings centers, casas de shows, empresas de grande porte instaladas em imóvel com área superior a três mil metros quadrados e qualquer estabelecimento que receba mais de três mil pessoas por dia, entre outros.

Saiba mais

Os bombeiros militares são concursados e fazem parte da segurança pública estadual ou federal. Eles possuem formação específica em academia militar e estão vinculados a algum grupamento – companhia, pelotão, batalhão. Por meio de patentes (soldado, cabo, sargento, tenente, entre outras), eles seguem a hierarquia militar. Já os bombeiros civis não são concursados e atuam em entidades civis e empresas. Eles podem ter formação de bombeiro em uma academia militar ou em escolas profissionalizantes. Não seguem uma hierarquia específica.

Viagem a Brasília também contemplou agenda na Anatel e na Frente Nacional dos Prefeitos

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, continua em Brasília nesta terça-feira (06), onde tem audiências agendadas com parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional, como o senador Wilder Morais (PP), e com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Ainda nesta segunda-feira (05), na Capital Federal, ele conciliou compromissos políticos com a agenda administrativa. Gustavo esteve na sede da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) – da qual é vice-presidente para o estado de Goiás. Em seguida, foi recebido pelo presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros do Nascimento, e pelo conselheiro Leonardo Euler de Morais – filho do ex-deputado e ex-secretário Euler de Morais.

Assim como tem feito desde que o projeto “Cidade Inteligente” foi definitivamente formatado pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o prefeito tem procurado articular apoios à implantação do mesmo junto a diversos segmentos da sociedade civil organizada e diferentes órgãos representativos do poder público. Na Anatel, não foi diferente. E, ao final, Gustavo afirmou ter saído satisfeito da agência com a boa receptividade do presidente ao conjunto de propostas que, tão logo seja viabilizado, fará com que Aparecida atinja outro patamar em diversas áreas, desde a prestação de serviços públicos à geração de mais empregos e renda para a população.

Texto: Thiago Marques