Arrastão de combate à dengue percorre milhares de casas no setor Célia Maria e região

Por Pabline Flaviane

4 de março de 2020

Por Pabline Flaviane

4 de março de 2020

Foto: Enio Medeiros

Equipes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão visitando durante toda essa semana milhares de casas nos bairros beneficiados com a 24ª edição do programa Prefeitura em Ação. O objetivo do trabalho é orientar moradores sobre os cuidados preventivos que devem ser intensificados no período chuvoso para combater o mosquito Aedes Aegypti – que transmite febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus.

O coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Iron Pereira, explica que cada morador é responsável por cuidar do seu quintal, evitando o surgimento de focos e a proliferação do mosquito. “Com altas temperaturas e chuvas frequentes favorecem o aumento de locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, além das medidas básicas para evitar o acúmulo de água parada, alguns cuidados com a limpeza são fundamentais para combater a proliferação da dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito, como a Zika e a chikungunya.

Dona Vildelina dos Santos moradora do bairro Célia Maria recebeu a equipe em sua casa e agradeceu a ação. “Estou muito agradecida por vocês estarem fazendo esse serviço na minha casa, infelizmente encontraram larvas aqui. Mas aprendi direitinho como cuidar para que isso não aconteça mais pois já tive dengue, e agora sei como evitar a reprodução do mosquito”, comentou a moradora.

“O melhor remédio para combater o mosquito é a prevenção” destacou a dona de casa Kezia Salles. “ Sei bem dos riscos, então cuido bem da minha casa. Ações como essa é muito importante para não esquecemos do perigo que estamos correndo”, comentou a moradora durante a visita.

E juntamente com o arrastão de combate ao Aedes, as frentes de trabalho de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Trânsito atuam a todo vapor para levar melhorias aos 21 bairros da Região Leste da cidade em Aparecida de Goiânia. A ação faz parte da 24ª edição do Prefeitura em Ação, que beneficia cerca de 44 mil moradores.

Nesta edição, o Prefeitura em Ação alcançará os setores Nova Olinda, Expansul, Vila Souza, Jardim das Acácias, Jardim Palmares, Célia Maria, Jardim Itamarati, Jardim Miramar e Jardim Eldorado. E também os bairros Parque Montreal, Alvorada do Norte, Alvorada do Sul, Retiro do Bosque, Rosa dos Ventos, Jardim Casa Grande, Planície, Real Grandeza, Setor Continental, Internacional Park, Diag, Dimag e Industrial Aparecida.

Atendimentos – Na sexta-feira (6) e no sábado, a Prefeitura de Aparecida atenderá os moradores pessoalmente, das 8h às 12h, na Escola Municipal Nova Olinda, localizada na Avenida Independência. Serão prestados mais de 100 serviços, todos eles gratuitos.