Artesãos de Aparecida expõem obras na Prefeitura

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia, 20 de março de 2017 – Em homenagem ao dia Mundial do Artesão, comemorado no dia 19 de março, quatros artesãos foram convidados para participar da Exposição de Artesanato que será realizada do dia 20 a 24 de março na sede da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Superintendência de Turismo e Relações Internacionais.

“Queremos incentivar não só o artesanato, mas a dança, a pintura, a música e todos as manifestações culturais do nosso município e essa exposição será uma importante oportunidade de apresentar o trabalho destes artistas para os moradores de Aparecida”, destacou Gustavo Mendanha.

De acordo com o superintendente de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco, os artistas figuram entre os principais de Goiás. “Aparecida é a única cidade goiana a ter quatro artistas entre 150 mais importantes do Estado. Por isso essa exposição é de extrema importância”, avaliou o superintendente.

Dentre os artistas, estão os Artesãos: Valmir Neves, com as esculturas Miguel Arcanjo, Nossa Senhora da Conceiçao, Mãe e São Francisco, Carlos Antonio com as peças: Costureira, Casinhas anos Dourados, Geraldinho Nogueira, Casinhas Idoso e Fiandeiras de Goiás, Carmelito com esculturas animais bovinos e Maicon Soares, com as peças de metal reciclado: Cabeça de Cavalo, Dom Quixote, Anjo Acorrentado e Luminária Mechanical Gear.

Carlos Antônio da Silva é artesão há 17 anos e a matéria prima principal das suas esculturas é argila. O estilo artístico do artesão é a arte figurativa que buscam representar temas sertanejos e cenas urbanas. Para ele, o espaço que a exposição vai dar para expor seu trabalho é muito importante para fomentar a cultura na cidade. “Uma exposição como esta nos enche de esperança porque estamos sempre buscando a divulgação e o reconhecimento do nosso trabalho na cidade”, ressaltou o artesão.

O artista plástico Maicon Soares do Estúdio Aramados, que trabalha há apenas dois anos com escultura de metal, revelou a importância de trabalhar com materiais recicláveis. “Existem pessoas que reciclam e acabando gerando mais sucata, objetos sem valor que retornarão, em pouco tempo, ao lixo, e nós transformamos materiais recicláveis em arte que pode passar de geração para geração”, afirmou.

DIA DO ARTESÃO- Os artesãos comemoram sua data no dia de São José, padroeiro da categoria. A Bíblia usa a palavra tekton, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo, e que ele ensinou ao filho. De acordo com a tradição cristã, eles eram marceneiros. Naquela época, praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)