Artigo: A parte de cada um

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

O país precisa sair da atual crise política e econômica mais forte do que nunca. E isso será possível quando todos os agentes públicos e instituições priorizarem o interesse público em detrimento de interesses pessoais e demandas corporativistas. Esse é o caminho.

Reconhecemos o trabalho desempenhado por integrantes do Ministério Público Federal que comandam a força-tarefa da operação Lava Jato, entre outras. Mas o tema a pautar a agenda de desenvolvimento do País não pode ser unicamente este.

Que o Judiciário cumpra bem suas funções constitucionais, conforme prevê o ambiente democrático em que vivemos. E que o Congresso Nacional, em consonância com o governo federal e o presidente Michel Temer, trabalhe incansavelmente na formatação de uma agenda positiva para o Brasil que, não só tire o País da atual inércia, mas que sirva também para recuperar a confiança junto a investidores nacionais e internacionais.

Guardadas as devidas proporções, o clima político em Aparecida de Goiânia em 2009 – quando assumi o primeiro mandato como prefeito – trazia semelhanças ao clima político atual do nosso País. O diálogo com todos que almejavam uma cidade melhor, mais desenvolvida, inserida definitivamente na rota do crescimento no nosso Estado, foi imprescindível para sanar a crise local.

Com harmonia e independência entre os poderes Executivo, Legislativo e o Judiciário, sobretudo com o Ministério Público atuando na defesa dos interesses do Estado e da sociedade, conseguimos pacificar a cidade nos seus mais diferentes aspectos.

O momento ímpar pelo qual passa Aparecida de Goiânia atualmente é resultado de um esforço conjunto. O poder Judiciário, por exemplo, ampliou o número de Varas especializadas, implantou um moderno Fórum no setor Garavelo e, em parceria com o município, acertou área para construção de um novo Fórum na região da Vila Brasília.

Também em Aparecida, na linha de frente da elaboração e formatação de importantes políticas públicas estava o Legislativo aparecidense. A participação popular e de técnicos altamente capacitados na revisão do Plano Diretor e a aprovação, por parte da Câmara Municipal, de um projeto de lei que prepara a cidade para se desenvolver ainda mais nos próximos dez anos é um forte exemplo que ilustra a disposição dos vereadores em contribuir com Aparecida de Goiânia.

O Executivo também precisou cumprir seu papel para que a autonomia entre os poderes e o esforço comum em prol da cidade saísse da teoria e se transformasse em algo real, percebido nitidamente por todos os moradores. Investimentos em infraestrutura, melhoria significativa dos serviços públicos e valorização do funcionalismo foram apenas algumas ações que resultaram, por exemplo, na manutenção de projetos outrora anunciados por empreendedores e empresários que querem investir em Aparecida de Goiânia, fomentando a nossa economia, consolidando nosso polo industrial e gerando mais empregos para os aparecidenses.

A maior cidade da região Centro-Oeste – com exceção das capitais – tem procurado, dentro do que lhe cabe fazer, contribuir para a retomada do crescimento do nosso País. Que cada um de nós se empenhe com afinco em fazer a sua parte.

Artigo publicado no Jornal O Popular, 28 de dezembro de 2016