Assistência Social de Aparecida beneficia mil gestantes com kits de enxovais

Por Solange Araújo

3 de junho de 2022

Por Solange Araújo

3 de junho de 2022

Foto: Jhonney Macena

O projeto ‘Caixa Amor a Bordo’ visa humanizar as gestantes e seus filhos, em especial aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia (SEMAS), realizou nesta sexta-feira (03), o lançamento do projeto ‘Caixa Amor a Bordo’. A iniciativa consiste na distribuição de mil minis berços e kits de enxoval com itens de vestuário, higiene e cuidados pessoais de bebê, às gestantes em vulnerabilidade social que são atendidas pelas unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

A maior parte das entregas ocorreram no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro e o restante dos kits serão encaminhados ao Centro de Saúde e Maternidade Marlene Teixeira. O objetivo, segundo a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, é humanizar as gestantes e seus filhos, em especial aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade.

“Esse enxoval vai garantir o conforto dessas crianças que por muitas vezes as famílias não têm condições financeiras de montar um enxoval completo no momento da gestação. Nosso objetivo é continuar e ampliar esse projeto para que mais mães sejam beneficiadas”, destacou.

Fotógrafo: Wigor Vieira

As mil gestantes selecionadas nesta primeira edição estão com 28 semanas ou mais, e realizam o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade. As mães foram divididas em dois grupos, de 500 gestantes cada, para receberem os kits. Uma parte recebeu pela manhã e a outra no final da tarde.

Larissa da Costa foi uma das beneficiadas com o kit de enxoval. Ela, que está com 29 semanas gestação, fala que o kit vai ser essencial. “Eu acho muito importante porque ajuda nós que somos mães que não temos muitas condições para comprar tudo que é essencial para o bebê”, comenta.

Fotógrafo: Jhonney Macena

Lara Veronica Gomes, ficou muito empolgada após receber o kit. “Toda mãe queria comprar tudo que a criança necessita, mas hoje as coisas estão muito difíceis para a gente então uma ajuda é sempre bem-vinda”, disse.

As condições financeiras também são um problema para Tatiane Ferreira que também recebeu o kit de enxoval. “É muito importante porque vai estar me ajudando muito, porque quase não tenho condições de estar comprando porque é caro”, comentou a gestante.

A primeira-dama, Sulnara Santana também participou da ação de entrega dos enxovais. “Estar aqui é um aprendizado, fico com o coração aberto em saber que os kits serão muito importantes para famílias que estão precisando nesse momento”, declarou.

Fotógrafo: Wigor Vieira

As caixas foram projetadas para o sono seguro do bebê. Dentro da caixa contém um colchonete, fraldas de pano, roupinhas de algodão, manta, lençol, cueiro, toalha, meia, mamadeira, entre outros. “Esse projeto foi inspirado em uma iniciativa de sucesso implantada na Finlândia com a finalidade de proporcionar qualidade a este momento tão marcante nas vidas de uma família, que é a chegada do bebê”, pontuou a secretária.

Presenças – Participaram da entrega dos kits os secretários Gerfeson Aragão (Esportes), Ozeias Laurentino (Comunicação), o presidente da AparecidaPrev, Einstein Paniago, e os vereador Araújo, Sandro Oliveira e Isaac Martins.