Assistência Social de Aparecida é referência para a cidade de Rio Quente

Por Rackel Vieira

23 de março de 2018

Foto: Jhoney Macena

Com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia (SEMAS), a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Rio Quente, Dorotéa de Siqueira Paiva, reuniu na manhã desta sexta-feira, 23, com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha. Durante a passagem por Aparecida, Dorotéa conheceu alguns Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município e os detalhes de funcionamento para usar como modelo em em sua cidade.

Mayara Mendanha apresentou as principais as ações promovidas pela secretaria, e deu destaque ao projeto Assistência Social Itinerante. “É realizado um estudo em todas as regiões para detectar os bairros que apresentam maior vulnerabilidade, carência e que possui mais demandas. Desta maneira, levamos todos os equipamentos da secretaria até a população, com atendimentos nas áreas do Bolsa Família, CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), saúde e encaminhamento ao mercado de trabalho por meio do Sine. Além disso, levo meu gabinete também para criar uma a proximidade da população e ouvir suas demandas”, explicou.

A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Rio Quente, Dorotéa de Siqueira Paiva, afirma que está levando muitos aprendizados com essa visita. “As potencialidades de Aparecida de Goiânia tem chamado a atenção das prefeituras do estado de Goiás e do país. Foi muito proveitoso estar aqui, gostei bastante da recepção, a primeira-dama Mayara Mendanha e o prefeito Gustavo Mendanha estão de parabéns. Assim como Mayara, sou primeira-dama e secretária pela primeira vez, porém, a desenvoltura e administração de Mayara é realmente inspiradora. Então eu e minha equipe viemos buscar boas ideias e agregar conhecimentos para levar para Rio Quente”, destacou.

Contexto

A parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Rio Quente está relacionada ao Termo de Compromisso assinado pelos prefeitos de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha e Rio Quente, João Pena em outubro de 2017. O termo visa a elaboração conjunta do Plano de Desenvolvimento do Turismo Intermunicipal, reunindo esforços para a mútua colaboração em favor da implementação das ações no âmbito turístico em ambos os municípios.

Dentre as cláusulas do termo, estão o estabelecimento de um programa de ampla cooperação e intercâmbio entre as partes componentes, visando a criação do plano de desenvolvimento; a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de iniciar e dar andamento as ações necessárias e  a mobilização de recursos que se façam necessário para a concretização do termo que vigorará pelo prazo de 24 meses contando da sua assinatura.