Assistência Social de Aparecida entrega reforma de duas unidades de Serviços de Convivência

Por Solange Araújo

28 de março de 2022

Por Solange Araújo

28 de março de 2022

Foto: Enio Medeiros

Localizadas no setor Vila Brasília, as novas unidades atendem mais de 100 crianças e adolescentes, e mais de 80 idosos, acima de 50 anos

“É um dia festivo para nós da Secretaria de Assistência Social. Esse é um projeto exclusivo de Aparecida, que é o único centro de convivência que faz essa interação entre a criança e o idoso. Então, pra gente é um motivo de muita alegria porque essa reforma veio em um momento de pandemia”, essas foram as palavras da secretária de assistência social, Mayara Mendanha, ao inaugurar a reforma e ampliação de duas unidades de Serviços de Convivência.

A gestora da pasta entregou nesta segunda-feira, 28, a reforma das unidades a unidade de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver (SCFV), voltado para atender idosos e, na sequência, será inaugurado o SCFV Vila Brasília, que atende crianças da comunidade local. As duas unidades ficam na Rua Minuanos esquina com a Rua Solimões, no setor Vila Brasília.

O prefeito, Gustavo Mendanha, participou do evento e conferiu as mudanças no espaço. “É um espaço que vai poder acolher a todos muito bem. Nós temos aqui, reforço escolar, lazer às crianças, oportunidade de as crianças terem iniciação esportiva. É um espaço para que a família aparecidense possa estar junta e tenho certeza que eles ganham muito com isso”, avaliou.

Foto: Jhoney Macena

Os espaços foram totalmente reformados e ampliados. Na unidade dos idosos, os ambientes ficaram mais arejados e foram instalados rampas e itens de segurança para dar maior acessibilidade. Os idosos vão contar, a partir de agora, com uma Academia da Terceira Idade (ATI) e uma sala de jogos.

A unidade de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver, que é voltado às crianças, também recebeu melhorias. Depois da reforma, foi construído um parque infantil e preparado um local para as crianças cultivarem hortaliças. Ao todo, 120 crianças assistidas serão beneficiadas.

Para quem frequenta as unidades, a reforma e os novos equipamentos foram aprovados. Maria Helena da Silva, 77, garante: “Ficou excelente. Ficou muito bom. Vamos usar bastante se Deus quiser”, disse. Carmem Alves da Silva, 69, também gostou das mudanças no espaço que frequenta há quatro anos. “Ótimo muito bom. Muito bonito, bem feito. Estava sentindo falta das atividades e de tudo”, comentou.

Foto: Enio Medeiros

A gestora da unidade, Carmem Alves da Silva, comemorou os benefícios.  “Toda a estrutura foi reformada. Aqui é uma referência pra Aparecida e para o Vila Brasília. Onde (os idosos e crianças e adolescentes) vem e integram e fortalecem os vínculos entre a criança e o idoso então essa reforma é muito importante”, pontua.

Participaram da solenidade, o presidente da Câmara de Aparecida, André Fortaleza, o presidente da Câmara Municipal de Ceres, Valdson Roberto; o então deputado Max Menezes e demais lideranças municipais. Além de servidores da secretaria de assistência social e moradores que também prestigiaram o evento.