Assistência Social de Aparecida recebe nova frota de veículos

Por Rackel Vieira

10 de setembro de 2021

Foto: Jhonney Macena

Dois micro-ônibus e três carros provenientes de emendas parlamentares, darão suporte à Secretaria

A Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia recebeu dois micro-ônibus e três carros zero quilômetro para facilitar o atendimento dos serviços socioassistenciais à população. A frota foi proveniente de um repasse do Ministério da Cidadania, por meio de emendas parlamentares dos deputados federais Professor Alcides (PP) e Adriano do Baldy (PP). As chaves dos veículos foram entregues ao prefeito Gustavo Mendanha na manhã desta sexta-feira, 10.

“Nossa cidade avança na área de Assistência Social mais uma vez com o recebimento desses novos veículos que auxiliarão na agilidade do trabalho das nossas equipes, resultando em melhor qualidade no atendimento ofertado diariamente pela Secretaria. Então darão esse suporte, e ainda garantindo maior conforto e uma locomoção mais segura aos servidores”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Segundo a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, a aquisição dos automóveis facilitará a locomoção das equipes da Secretaria quando se trata da realização de ações remotas, tendo em vista que a pasta é responsável por atendimentos domiciliares, ações por toda cidade e recadastramentos que exigem deslocamentos constantes. Os ônibus são acessíveis e um deles será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o outro estará à disposição do público atendido pela Assistência Social, para transportar crianças e idosos dos Centros de Convivências, além de pessoas com deficiência física.

“Os carros serão de grande utilidade para a Assistência Social, com certeza vai otimizar ainda mais nosso trabalho. Nos atenderá para realização das visitas técnicas às famílias atendidas na rede, na entrega de cestas básicas, locomoção das equipes entre as unidades e muito mais. Com relação aos micro-ônibus, vamos viabilizar a transferência de uma unidade para a APAE, pois será muito importante para o desenvolvimento do trabalho da Associação e outro facilitará a locomoção das pessoas, principalmente aquelas com deficiência física, para as ações e atividades que a Secretaria promove”, destacou a secretária.

O vereador Sandro Oliveira (Cidadania) esteve presente na solenidade e ressaltou a importância dos veículos para a população. “É uma grande benfeitoria para a nossa população. São veículos que vieram para somar e ajudar no atendimento prestado pela Assistência Social que já desenvolve um trabalho grandioso no enfrentamento a pandemia da Covid-19, dando assistência às famílias de baixas rendas da cidade”, salientou o parlamentar.

Características dos veículos

Cada micro-ônibus, de 0 km, tem padronização visual estabelecida pelo Ministério da Cidadania, possui cumprimento total de oito metros quadrados, capacidade de carga útil de no mínimo dois mil quilos, comporta pelo menos três cadeiras de rodas, capacidade para transportar 15 passageiros sentados, mais o condutor e auxiliar.

Os ônibus são equipados com uma plataforma elevatória veicular para cadeiras de rodas com acionamento por controle remoto instalado na porta lateral, elevação com sistema elétrico e/ou hidráulico, garantia de 24 meses, IPVA pagos, revisões obrigatórias incluídas durante período da garantia, assistência técnica em todas as capitais da Federação e no Distrito Federal. O valor de cada ônibus é de R$ 289.899,00, um total de R$579.798,00.

Os automóveis de procedência nacional, de 0 km, são de modelo Gran Siena Attractive 1.4, flex, equipados com todos os acessórios exigidos pelo COTRAN, padronização visual com identificação do Ministério da Cidadania, garantia de fábrica de no mínimo 12 meses, revisões e assistência técnica também estão incluídas. Esse modelo comporta cinco lugares e custou R$ 51,7 mil cada, um total de R$155,1 mil investidos. Os três carros e um micro-ônibus são provenientes de emendas do deputado federal Professor Alcides e o outro micro-ônibus de emenda do deputado federal Adriano do Baldy.

Presenças

Também marcaram presença na solenidade de entrega dos veículos à Secretaria de Assistência Social, o vice-prefeito Vilmar Mariano, os secretários municipais Claudio Everson (Meio Ambiente), Alessandro Magalhães (Saúde) e Roberto Cândido (Segurança Pública); os vereadores Isaac Martins (PL), Hans Miller (PSD), Diony Nery (PSDB) e Camila Rosa (PSD).