Assistência Social entrega kits com cobertores para população em situação de rua

Por Rackel Vieira

17 de maio de 2022

Por Rackel Vieira

17 de maio de 2022

Foto: Jhonney Macena

Solidariedade, empatia e união de esforços resultaram na distribuição de kits de cobertores e higiene pessoal à população em situação de rua de Aparecida de Goiânia. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizada na noite desta segunda-feira, 16, tem como objetivo proteger essas pessoas das baixas temperaturas previstas para os próximos dias.

A ação social ocorreu em pontos estratégicos onde tem maior concentração de pessoas em situação de rua como na Praça da Matriz, no centro da cidade; no Céu das Artes Orlando Alves Carneiro, no setor Cidade Vera Cruz II; nos bairros Jardim Belo Horizonte, Jardim Rosa do Sul e Cruzeiro do Sul, em frente a Cais Jardim Nova Era.

A secretária Mayara Mendanha, que fez a entrega dos kits juntamente da equipe da secretaria, ressalta que a ação é anual e realizada sempre no final de maio e início de junho, mas que como haverá uma queda de temperatura nesta semana, conforme a previsão do tempo, optou-se por antecipar a data.

Foto: Jhonney Macena

“Com a antecipação da distribuição de kits, conseguimos chegar a essas pessoas antes que fossem atingidas pelo frio, e garantimos que durante a frente fria todos estejam aquecidos. Mas ainda vamos continuar essa ação ao longo do inverno até alcançar todos que precisam da nossa ajuda. Mas para isso contamos com a contribuição de toda sociedade para arrecadar agasalhos, cobertores e até mesmo itens de higiene”, explica Mayara.

Segundo Mayara, além da entrega dos kits, as equipes também aproveitaram as visitas para prestar outros serviços de assistência aos beneficiários. “A equipe do Centro Pop acompanha a gente e realiza o cadastro dessas pessoas para receberem todas as assistências possíveis, bem como encaminhamento médico, entre outras necessidades. Estamos aqui para dar todo respaldo a essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e de rua”, explicou.

Um dos beneficiados, W.S.B. de 48 anos, acredita que a ação ajuda bastante toda a população de rua. “Eu acho muito bom, o frio está chegando, então é excelente. Só tenho a agradecer pois ajuda bastante. É difícil, não é fácil não, o frio é tenso”, completou.

O J.R.S. de 51 anos, que frequenta o Centro Pop de Aparecida ficou sabendo da frente fria que se aproxima e ficou preocupado. “Nós que estamos acostumados com o calor e eu sou magro, qualquer frio é um sofrimento. Essa ação da prefeitura ajuda muito”, comentou.

Doação

Os kits são compostos por um cobertor, itens de higiene como creme dental, escova de dente, sabonete, álcool em gel, shampoo e condicionador. Durante a ação também foram distribuídos lanches como bolachas e achocolatado quente. A entrega dos kits é baseada tanto na aquisição dos itens quanto na doação espontânea de cobertores por empresas de Aparecida.

A população também pode contribuir com as ações da Secretaria de Assistência Social, com a doação de cobertores e agasalhos. Os itens podem ser entregues na secretaria ou o morador pode entrar em contato com a secretaria pelo 3545-5970. Por meio do telefone, as equipes da assistência também podem ser acionadas para acompanhamento em tempo real de moradores em situação de rua.