Assistência Social fortalece mulheres com ações de empoderamento

Por Thiago Oliveira

14 de março de 2024

Por Thiago Oliveira

14 de março de 2024

Foto: Claudivino Antunes

Foram retomadas as rodas de conversa nas unidades do CRAS, além de discutir programas sociais que são direitos adquiridos e outras iniciativas para o fortalecimento feminino

Dentro das atividades que celebram o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem realizado durante o mês de março ações de conscientização e palestras de empoderamento para mulheres em instituições sociais do município. A iniciativa tem por objetivo oferecer um espaço de acolhimento e sociabilidade para as mulheres do município e conta com parceria da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Nesta quinta-feira, 14, foram retomadas as rodas de conversa nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Aparecida, com atividades acontecendo simultaneamente nas unidades do Jardim Tiradentes, Setor Serra Dourada e Vila Souza.

“A gente tem buscado a cada dia formas de fortalecer as mulheres de Aparecida. Seja com a criação da Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres, que era uma determinação do Prefeito Vilmar Mariano, no fortalecimento do acolhimento de mulheres vítimas de violência, dentre outras iniciativas para garantir que a mulher aparecidense se sinta respeitada e valorizada”, afirmou a Secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.

O dia foi marcado por aprendizado, troca de experiências e distribuição de brindes para celebrar a data que rememora os desafios diários impostos às mulheres e os direitos adquiridos até aqui. A data que surgiu como uma greve por direitos em 1917, tem mantido esta tradição e hoje engloba ações de convivência para formular propostas e fortalecer as mulheres como um todo.

Dona Terezinha, de 52 anos, acredita que esse mês ajuda a compreender o papel da mulher na sociedade e o poder que cada uma tem. “O dia 8 já passou, mas todos os dias é o nosso dia. Nós mulheres somos resilientes, com uma mente de águia e capazes de resolver várias coisas ao mesmo tempo”, ressalta a moradora do Setor Rosa dos Ventos.

Aparecida investe na segurança da mulher
No último dia 8 o Prefeito Vilmar Mariano realizou a entrega de dois veículos 0 km para compor a frota da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal. Os carros foram repassados pelo Governo Federal ao município por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, que trabalha prevenção, controle e repressão da criminalidade. “São veículos novos que darão todo suporte no atendimento à mulher que precisar de apoio e atendimento especializado”, afirmou Vilmar.