Assistência Social Itinerante atende centenas de famílias do Jardim Tiradentes e região

Por Rafael Freitas

22 de janeiro de 2022

Por Rafael Freitas

22 de janeiro de 2022

Foto: Jhonney Macena

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã deste sábado, 22, a 14ª edição do Assistência Social Itinerante. O mutirão de atendimentos foi realizado no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do setor Jardim Tiradentes, e beneficiou cerca de 600 famílias da região com serviços de vacinação contra a covid-19, cadastramento e atualização do Cadastro Único, passaporte do idoso e desconto em conta de energia elétrica, dentre outros serviços.

O objetivo do mutirão social, de acordo com a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha, é levar os atendimentos da pasta para mais perto da população, principalmente famílias carentes que dependem de auxílios e programas sociais para garantir o sustento e melhoria da qualidade de vida. Desta forma, a população consegue todos os serviços de forma mais rápida e gratuita.

“Foi um dia especial onde pudemos mobilizar a comunidade para abertura ou atualização do Cadastro Único, que habilita famílias carentes a participarem de programas sociais. Sem o cadastro é impossível ser contemplado com benefícios do governo federal e neste momento complicado da pandemia, os benefícios são essenciais. Além disso, trouxemos para o CRAS uma estrutura com vacinação contra Covid-19, exame de vista, e claro, atividades recreativas para crianças”, pontuou ela que visitou as dependências do CRAS acompanhada do prefeito Gustavo Mendanha e de secretários e vereadores.

“O Assistência Social Itinerante é importante porque chega até aqueles que mais precisam dos benefícios sociais como o Auxílio Brasil e o Vale Gás, principalmente neste momento de pandemia que vivemos. Por isso temos intensificado esse mutirão social”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha. Também prestigiaram a 14ª edição do mutirão o vice-prefeito Vilmar Mariano, os secretários William Panda (Habitação), Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Marlúcio Pereira (Desenvolvimento Econômico); e os vereadores Dione Nery, Getúlio Andrade, Leandro da Pamonharia, Hans Miller, Vencerlino Amendoim e o presidente da Câmara, André Fortaleza.

A diarista Cleide Novaes, 32 anos, foi uma das moradoras do bairro atendida no mutirão. Ela aproveitou a manhã de sábado para se vacinar contra a covid-19. “Vim tomar a segunda dose da vacina, ficar mais protegida, e tirar dúvidas sobre o benefício do Auxílio Brasil. Esse mutirão veio na melhor hora”, afirmou. Já o motorista Roberto Fagundes, 38 anos, compareceu no Assistência Social Itinerante para fazer exame oftalmológico. “O mutirão facilita muito, né!? Ajuda muitas pessoas. Aproveitei para fazer o exame de vista e tomar outra dose da vacina”, sublinhou.

Maria Aparecida tem dois filhos e está desempregada. Ela mora no Independência Mansões e foi ao mutirão social para atualizar seu cadastro no CadÚnico. “Preciso receber o auxílio Brasil e o vale gás o quanto antes, pois perdi o emprego no final do ano passado e preciso ajudar no sustento de casa e dos meus filhos. Por isso vim aqui hoje e parabenizo a prefeitura por realizar essa ação perto da casa da gente, facilita muito”, destacou ela.

Serviços – Entre os serviços ofertados estão: atualização do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família); cadastro e recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para os programas do Governo Federal; emissão do passe livre e passaporte do idoso; consulta gratuita com oftalmologista e distribuição de mudas de árvores. Haverá ainda o cadastramento no Tarifa Social, que reduz a conta de energia de famílias de baixa renda. Na ocasião os moradores da região acima de 12 anos poderão se vacinar contra a covid-19. Todas as três doses estarão disponíveis.

Equipes da Semas também realizaram os atendimentos rotineiros dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS’s) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREA’s). Entre esses serviços estão os de acompanhamento familiar e triagem para recebimento de cestas básicas.

Para as crianças e adolescentes foram ofertadas atividades recreativas e culturais, com pula-pula, pebolim, pipoca e algodão-doce.