Assistência Social Itinerante atende mais de 500 famílias da região do Garavelo neste sábado

Por Daniela Ribeiro

11 de dezembro de 2021

Por Daniela Ribeiro

11 de dezembro de 2021

Foto: Jhonney Macena

Foi realizada neste sábado, 11, mais uma edição do programa Assistência Social Itinerante em Aparecida e beneficia moradores da região do Setor Garavelo. A ação é da Secretaria de Assistência Social e tem como objetivo levar os serviços sociais para mais perto da população, principalmente famílias carentes que dependem de auxílios e programas sociais para garantir o sustento, proporcionando um espaço onde a população possa buscar atendimentos de forma mais rápida e gratuita. Os atendimentos foram realizados dentro do Restaurante Popular no Jardim Tropical, local que recebeu toda a estrutura da secretaria.

“Muitas vezes as pessoas não têm condições de irem até um CRAS ou à sede da secretaria para solicitar um auxílio ou se cadastrar nos programas sociais que são fundamentais para a dignidade e qualidade de vida das famílias. Por isso, resolvemos, mesmo ainda sem a pandemia chegar ao fim totalmente, retomar o programa, levando a estrutura da Secretaria de Assistência Social para mais próximo das casas de quem realmente precisa. Esta é a segunda edição do ano e queremos fazer uma por mês. Garantindo assim o acesso de todos os aparecidenses de baixa renda ou que vivem em situação de vulnerabilidade aos programas de auxílio do governo federal”, comentou a secretária de Assistência Social e primeira dama, Mayara Mendanha.

Os moradores foram contemplados com os serviços de atualização do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família); cadastro e recadastramento do Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas do Governo Federal – atendimentos e encaminhamentos para os CRAS e CREAS; emissão do passe livre e passaporte do idoso; e distribuição de mudas de árvores. As crianças se divertir no espaço infantil com pipoca, algodão-doce, pebolim, pula-pula e outras atividades recreativas. Há ainda o cadastramento no programa Tarifa Social que reduz a conta de energia de famílias de baixa renda.

Para participar do programa, chamado Tarifa Social é preciso atender a uma série de critérios solicitados pela empresa no ato da inscrição: ter inscrição atualizada há pelo menos um ano no Cadastro Único (CadÚnico) e renda mensal menor ou igual a um salário mínimo por morador; ter inscrição atualizada há pelo menos um ano no Cadastro Único (CadÚnico), renda mensal de até três salários mínimos e ser ou morar com alguém que tenha doença crônica, cujo tratamento dependa de uso de equipamentos elétricos; ou ser integrante do programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Lucilene Araújo Sodré foi uma das moradoras que procurou atendimento nesta manhã. “Com os atendimentos todos em um único lugar ajuda muito a população. “Esses atendimentos nos bairros ajuda muito, pois muita gente não tem condições de ir em outra região e estando perto de casa facilita a nossa vida”, comentou ela. Quem também aproveitou a ação itinerante para buscar atendimento. “O CRAS estava muito cheio durante a semana e não estava tempo tempo de ir ao local. Então aproveitei hoje para realizar diversos atendimentos”, salientou a dona de casa.

O prefeito Gustavo Mendanha passou pelo local no início da manhã e parabenizou a secretária pela iniciativa. “São ações como esta que aproximam o poder público do cidadão. Por isso, temos, como gestores, estado sempre perto da população aparecidense, levando os benefícios e serviços necessários para que todos tenham a garantia de uma vida melhor e possam ser atendidos em todos os seus diretos. Aproveito para ressaltar que temos trabalhado diuturnamente na realização de atos e obras que beneficiem toda a cidade como a pavimentação de bairros, construção de praças, reforma de unidades escolares, implantação de câmeras de segurança em toda a cidade e muito mais. Tudo isso para que o aparecidense tenha ainda mais orgulho de viver aqui”.

Também participaram da ação as Secretarias de Cultura, Mobilidade e Trânsito, Meio Ambiente e Ação Integrada e a Câmara de Vereadores de Aparecida.