Assistência Social Itinerante faz a primeira edição no setor Jardim Tiradentes

Por Ana Paula Moreira

8 de julho de 2017

Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia, 08 de julho de 2017 – Em sua primeira edição o Assistência Social Itinerante beneficiou o setor Jardim Tiradentes, na manhã deste sábado, no CRAS Tiradentes. A ação que visa levar à população os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social reuniu centenas de moradores do setor e da região.

Entendendo a grande demanda da população e as dificuldades para recorrer ao poder público, a secretaria de assistência Social criou o projeto, que agiliza e facilita o atendimento da comunidade. Além dos atendimentos sociais, geridos pela pasta, outras secretarias também prestam diversos serviços gratuitos.

“Ainda temos muitos casos de famílias em extrema vulnerabilidade. Às vezes por falta de informação, muitas não saberiam o caminho a ser seguido. Então, ao invés de esperar que as pessoas venham até a secretaria, nós vamos até elas, descobrir qual é a necessidade e a demanda da região e de que forma mais rápida e mais eficiente nos poderíamos trabalhar para atender à todos”, frisou a primeira dama e secretaria de Assistência Social Mayara Mendanha.

O Assistência Social Itinerante realizou centenas de atendimentos e encaminhamentos dos CRAS, CREAS e Secretaria Executiva da Mulher, que também fez palestras informativas. O programa Bolsa Família também atendeu à população dentro do ônibus do programa, completamente equipado com computadores e sala para atendimentos. O automóvel foi adquirido pela secretaria por meio do Governo Federal.

“O que nós queremos é levar nossa secretaria mais perto da comunidade. Essa primeira edição foi um desafio que valeu a pena. É muito gratificante ver tantas pessoas participando e recebendo nossos atendimentos. Queremos sanar todas as dificuldades e oferecer um serviço de qualidade à população”, pontuou a Diretora de Proteção Básica, Leidiane Marfim.

A secretária Mayara Mendanha também realizou atendimentos, ouvindo as demandas com o gabinete itinerário. A diretoria de Segurança Alimentar montou estande para orientar a população e também foram confeccionados passaporte do idoso e cartão de passe Livre para pessoas com deficiência.   “Essa ação é extremamente importante para facilitar nossa vida. Há tempos queria fazer o passaporte do Idoso e agora tive oportunidade. Eu nunca vi a prefeitura tão perto da comunidade quanto agora”, disse o aposentado Claudionor de Jesus.

Além dos serviços e atendimentos da Secretaria de Assistência Social, outras secretarias também estiveram presentes, desenvolvendo diversos trabalhos. Centenas de vacinas, como febre amarela e HPV foram disponibilizadas na ação pela secretaria da Saúde e diversos encaminhamentos para o mercado de trabalho foram feitos pela Secretaria Do Trabalho.

“O entrosamento entre as secretarias é fundamental para que ações como essa sejam realizadas e que a população seja beneficiada com esses serviços. Queremos estar cada vez mais perto de toda comunidade mostrando que estamos atentos as suas demandas e trabalhando para melhorar a qualidade de vida de todos”, ressaltou o prefeito Gustavo Mendanha.

O Assistência Social Itinerante também contou com parceiros como Instituto Embeleze que prestou diversos serviços de beleza. As crianças da comunidade também receberam uma manhã completa de recreação com jogos e brincadeiras.