Assistência Social Itinerante leva benefícios para milhares de famílias de Aparecida

Por Allan David

18 de dezembro de 2021

Por Allan David

18 de dezembro de 2021


Foto: Jhonney Macena

Mutirão realizado neste sábado (18) no CRAS Nova Cidade ofereceu cadastro do CadÚnico (que dá acesso ao Auxílio Brasil), consultas com oftalmologista e até vacinação contra Covid

Cerca de 3 mil moradores de 20 bairros de Aparecida foram beneficiados neste sábado (18) com os serviços prestados pela Prefeitura de Aparecida na 13ª edição do Assistência Social Itinerante, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova Cidade.

O mutirão executado pela Secretaria de Assistência Social reuniu 400 servidores para atender a população, por exemplo, com o cadastro e atualização no Cadastro Único (CadÚnico). Ele dá acesso a programas como o Auxílio Brasil, de transferência de renda.

No Assistência Social Itinerante foram oferecidos também consulta gratuita com oftalmologista; vacinação contra Covid, gripe e outras doenças; emissão do Cartão do Idoso e Cartão da Pessoa com Deficiência; e doação de mudas de plantas do cerrado.

Havia equipes à disposição, também, para fazer os serviços rotineiros dos CRAS’s e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREA’s). Entre esses serviços estão os de acompanhamento familiar e triagem para recebimento de cestas básicas.

Morador recebe atendimento em exame oftalmológico gratuito – Foto: Jhonney Macena

Dona de casa, Marilene Guimarães saiu cedo do setor Independência Mansões, onde mora, para fazer atualização no CadÚnico. Foi uma das primeiras a serem atendidas.

“A gente tem que estar em dia com o Cadastro Único porque isso já ameniza nossa vida. Ajuda em consultas médicas; é muito importante”, disse a moradora.

Quem ainda aproveitou o Assistência Social Itinerante bem perto do Independência Mansões foi a também moradora do setor Olentina Pimentel. Ela tirou a manhã deste sábado para cuidar da visão.

Olentina havia acabado de fazer exame oftalmológico. “Já estava buscando esse exame há um tempo. Eu vi um anúncio, vim pra cá e deu certo. Graças a Deus não teve impedimento e foi muito bom.”

A primeira-dama de Aparecida e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, ressaltou que o Assistência Social Itinerante têm cumprido importante papel principalmente na atual conjuntura, em que há grande demanda da população mais vulnerável.

“Há alta demanda devido ao benefício Auxílio Brasil, do Governo Federal. As pessoas estão procurando o CadÚnico e fazendo atualização para ter acesso ao programa”, exemplificou.

Secretária Mayara Mendanha (à direita) auxiliou na prestação de serviços para a comunidade – Foto: Jhonney Macena

Mayara Mendanha explicou ainda que “os mutirões vêm para trazer esses serviços às famílias que estão em vulnerabilidade e garantir os direitos delas”.

Além dos serviços prestados para jovens e adultos, o Assistência Social Itinerante levou benefícios também para as crianças. A criançada se divertiu com pebolins e um pula-pula montados na área da quadra e ainda se deliciou com pipoca e algodão doce.

A ação também contou com participação das secretarias de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)