Assistência Social Itinerante leva diversos serviços gratuitos à população

Por Elzenúbia Moreira

30 de setembro de 2017

Foto: Jhonney Macena

A segunda edição, realizada no Jardim Olinda, atendeu centenas de pessoas

Hoje foi a primeira vez dos irmãos Michel (9), Sara (5) e Sofia (2) irem ao dentista. A mãe das crianças, Lilian Silva de Oliveira, acordou cedo para garantir que os filhos recebam os cuidados de higiene e prevenção odontológica. A família mora no setor Real Grandeza e participaram do segundo Assistência Social Itinerante realizado neste sábado, 30, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Olinda.

A previsão desta segunda edição é superar os 350 atendimentos do evento anterior, que aconteceu em Julho no Jardim Tiradentes. Moradora do Setor Rosa dos Ventos, a secretária Vanessa Bruna levou os filhos Eduardo (6) e Yasmin (4 meses) para se divertirem e aproveitou os serviços do SINE para procurar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Lilian e Vanessa compartilham da mesma opinião a respeito do evento promovido pela Secretaria de Assistência Social. Para elas, moradoras da região leste e com crianças pequenas, é muito difícil encontrar tempo e dinheiro para se deslocarem até uma unidade de atendimento que ofereça saúde, assistência e trabalho. “Quando a prefeitura traz esses serviços para perto da população facilita muito a nossa vida além de ajudar e atender mais pessoas”, pontuou Vanessa. “Nunca consegui vagas de dentista para meus filhos pela dificuldade que tenho de madrugar para pegar senhas com três crianças em casa. E hoje, graças a um comunicado da escola sobre o evento, meus filhos serão atendidos”, relatou Lilian.

É com este objetivo, de atender famílias como a da Lilian e da Vanessa, que a Secretaria de Assistência Social de Aparecida promove o ‘Assistência Social Itinerante’ nos bairros para levar à comunidade os serviços prestados pela pasta, facilitando o acesso e agilizando os atendimentos. Assim centenas de pessoas são beneficiadas com diversos serviços gratuitos como corte de cabelo, aferição de pressão, atendimento odontológico, vacinação, carteirinha e passaporte para o idoso e pessoa com deficiência, encaminhamento para o mercado de trabalho entre outros.

Durante a abertura do evento, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Mayara Mendanha destacou a importância de promover ações sociais dentro da comunidade. “Existem pessoas em situação de vulnerabilidade que não têm condições de pagar uma passagem de ônibus para ir até a secretaria procurar ajuda e para solucionar isso que estamos desenvolvendo este projeto em Aparecida. Não vamos esperar que essas pessoas cheguem até nós, nós que vamos sair do nosso local de trabalho e ir até elas e oferecer nosso atendimento e divulgar todos nossos serviços”, informou.

“Precisamos mostrar para a população o que nós temos para ela ver que temos o que ela necessita. Eu percebi que muitos não sabem o que é um CRAS, um CREAS, o que fazer para entrar no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único”, relatou Mayara Mendanha. “Temos os serviços, equipamentos, projetos e uma equipe totalmente capacitada para atender, acolher e acompanhar essas pessoas”, enfatizou a primeira-dama que, além disso, transferiu seu gabinete oficial para o local do evento para também atender a comunidade. “Eu quero escutar a população, pegar na mão do povo, saber de suas reais reivindicações, oferecendo apoio e incentivo aos que necessitam”, finalizou.

O prefeito Gustavo Mendanha também participou da abertura do evento, cumprimentou a população e elogiou a iniciativa e todos os envolvidos. “É importante levar os benefícios e serviços para quem de fato precisa, a comunidade, e mostrar os equipamentos públicos que temos na área de Assistência Social, dando as orientações necessárias e facilitando o acesso das pessoas às ações sociais que desenvolvemos no município”, ressaltou o prefeito.

O Assistência Social Itinerante contou com a parceria das Secretarias de Trabalho e Saúde e o apoio da Guarda Civil além de instituições voluntárias. Representando a Câmara Municipal de Aparecida, os vereadores Rosildo (PP) e Hilário Giacomet (PSB), que são da região leste e contribuíram para a realização do evento no CRAS do Jardim Olinda, também participaram da abertura do evento.

Prestigiaram ainda o evento, o secretário do Trabalho Adriano Montovani; a Secretária Executiva da Mulher, Tia Deni; a Superintendente de Proteção Especial, Vânia França; o presidente do Conselho de Assistência Social de Aparecida, Weyder Moreira; e centenas de famílias da região.