Assistência Social Itinerante leva serviços gratuitos aos moradores do Madre Germana

Por Rackel Vieira

7 de junho de 2019

Por Rackel Vieira

7 de junho de 2019

Foto: Jhonney Macena

Os moradores do Madre Germana e bairros vizinhos, na região oeste da cidade, foram beneficiados nesta sexta-feira, 7, com os serviços da 6ª edição do “Assistência Social Itinerante”, programa que é realizado Pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os atendimentos foram prestados na Avenida Sílvio Gomes de Melo, do setor Madre Germana I. Os moradores dos bairros próximos como Jardim dos Ipês, Madre Germana II,  São Conrado, Maranata, Dom Bosco, Alta da Conquista, Quinta da Boa Vista, Delfiori também aproveitaram a ação.

A comunidade local teve acesso a todos os serviços oferecidos pela Assistência Social como cadastro e recadastramento do CadÚnico e programas do Governo Federal como, por exemplo, o Bolsa Família; atendimentos e encaminhamentos para os CRAS e CREAS; Sine com oferta de empregos e recebimento de currículos; corte de cabelo; emissão do Passe Livre e Passaporte do Idoso; atividades recreativas e culturais, entre outros. As crianças se divertiram no espaço infantil, contaram com pipoca, algodão doce e cama elástica para o lazer de todos.

“Nosso objetivo é levar os serviços da secretaria até as pessoas que estão em condições de vulnerabilidade social e muitas vezes não sabem dos benefícios e serviços que elas têm direito. Com a Assistência Social Itinerante podemos fazer busca ativa dessas pessoas, identificamos os problemas que enfrentam, fazemos levantamento sobre a situação dos moradores que vivem em determinada região e buscamos ajudar, trazer solução para o que eles realmente precisam”, destacou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

O vice-prefeito Veter Martins prestigiou a abertura dos atendimentos e ressaltou a importância de os gestores estarem sempre próximos dos moradores. “Um trabalho como esse é referência para muitos municípios, os gestores públicos vão para perto da população, acompanha se as pessoas estão sendo bem atendidas, ouve os anseios de quem realmente depende e precisa de uma ajuda do poder público. Aparecida está andando na contramão em todos os sentidos. Além de levar centenas de serviços gratuitos constantemente até as comunidades carentes e os servidores serem pagos adiantados todos os meses, estamos com sete frente de trabalhos de pavimentação asfáltica na cidade”, disse.

A Ana Lucia Lopes Pereira Bessa, 43, aproveitou a chegada dos serviços na porta da sua casa para fazer o recadastramento no Bolsa Família. “A última vez que recebi o benefício já faz nove anos, mas desde então não conseguia ir até o Centro para recuperar o benefício pois as condições estão muito difíceis. Fiquei desempregada, a renda do meu esposo é pouca e esse recurso ajuda muito dentro de casa”, conta a moradora.

A Maísa Mariana Correia, 31, correu para a estrutura quando soube que a equipe do Sine estaria atendendo no local. “Não podia perder a oportunidade de trazer meu currículo. Estou desempregada há muitos anos, mas busquei capacitação profissional, estou fazendo cursos, voltei para escola e somando com algumas experiências que eu tenho, acredito que minha sorte vai mudar. Estou com muita vontade de trabalhar, além de precisar muito de emprego para sustentar minha família”, comentou.

O vereador Mazinho Madre Germana (SD) comemorou a chegada da ação itinerante em seu bairro. “Enquanto morador dessa região eu sei o que minha comunidade enfrenta e ver que os olhos da gestão estão voltados para cá me deixa muito feliz. Ações como essa é importante para as famílias mais carentes que na maioria das vezes não têm condições de deslocarem até o Centro da Cidade para buscar atendimento”, salientou o parlamentar.

Representantes do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-GO) estiveram presentes na ação itinerante e parabenizaram a Assistência Social do município. “Esse acesso que é possibilitado por meio desse objeto que é itinerante, percorre as regiões mais vulneráveis da nossa cidade vai além das expectativas, nós como conselho de Assistência Social temos o papel de acompanhar, de nortear o trabalho dentro da política de assistência social do município inteiro e estamos muito satisfeitos. Aparecida tem cumprido além das suas obrigações legais em relação a essa política de assistência social, isso quer dizer que a nossa população é assistida de maneira que vai além do que a lei determina. E o Conselho está aqui para ser parceiro da gestão, para nortear aquilo que podemos fazer de melhor para nossa população em assistência social que é a base da sociedade feliz, saúde e com dignidade de vida dentro da nossa cidade”, salientou o presidente do CEAS-GO, Weider Moreira.