Assistência Social Itinerante no Retiro do Bosque favorece milhares de aparecidenses

Por Allan David

5 de fevereiro de 2022

Por Allan David

5 de fevereiro de 2022

Foto: Jhonney Macena

Realizada neste sábado (5), ação cadastrou famílias em programas sociais e ofereceu, entre outros serviços, consulta gratuita com oftalmologista e vacinação contra Covid

Cerca de mil famílias foram beneficiadas neste sábado (05) com serviços oferecidos pela Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Assistência Social, no mutirão Assistência Social Itinerante, realizado na Escola Municipal de Ensino Integral (Emei) Retiro do Bosque. É o que estimou a Secretaria de Assistência Social na avaliação preliminar do evento.

A ação favoreceu moradores do Retiro do Bosque e região com serviços como atualização do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família); cadastro e recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso a programas do Governo Federal; emissão do passe livre e passaporte do idoso; e consulta gratuita com oftalmologista.

Prefeito Gustavo Mendanha conferiu de perto o atendimento aos moradores – Foto: Jhonney Macena

Foram realizados ainda cadastramento no Tarifa Social, que reduz a conta de energia de famílias de baixa renda. Os moradores acima de 12 anos puderam se vacinar contra Covid-19. O imunizante, na versão infantil, também foi aplicado em crianças de 5 a 11 anos.

“Muitas das vezes, a população em vulnerabilidade social tem dificuldade de acesso à Secretaria de Assistência Social. E o nosso dever e obrigação é garantir o direito dessa família e jamais deixar que esse direito seja rompido”, comentou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, que coordena o Assistência Social Itinerante.

Equipe do CadÚnico cadastrou famílias e esclareceu dúvidas dos usuários – Foto: Jhonney Macena

O prefeito Gustavo Mendanha atendeu as famílias pessoalmente. “A secretária Mayara está levando todos os serviços para que as pessoas tenham, de alguma forma, facilidade e, obviamente, acesso aos serviços que são ofertados através da Prefeitura ou do próprio Governo Federal que passam pela Prefeitura de Aparecida”, reiterou o gestor.

Moradora do setor Nova Olinda, a dona de casa Janaína da Silva Rodrigues, de 27 anos, aproveitou o mutirão perto de casa para se cadastrar no CadÚnico. “É a única renda que tenho para criar meus três filhos, além dos pais deles. Por isso, eu vim fazer o Cadastro Único, que é um passo para o Auxílio Brasil.”

Janaína e o tapeceiro Ozamir Monteiro de Jesus, 45, do setor Alvorada Sul, concordaram que os serviços levados aos bairros pelo Assistência Social Itinerante torna a vida mais prática. “Se fosse num setor mais longe, seria mais complicado para a gente”, disse Ozamir. Ele se preparava para fazer um exame oftalmológico.

Exames oftalmológicos foram um dos serviços mais procurados nesta edição – Foto: Jhonney Macena

O vereador Roberto Chaveiro (Podemos), que é daquela região, pontuou o fato de o evento ser realizado em parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo municipal. “Quem tem a ganhar com isso é a cidade, é a população aparecidense”, resumiu o parlamentar.

A ação social foi marcada, também, pela distribuição de mudas de árvores do cerrado e frutíferas, e por serviços rotineiros dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS’s) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREA’s). Entre esses serviços estão os de acompanhamento familiar e triagem para recebimento de cestas básicas. Houve ainda cadastro no Sistema Municipal de Empregos (Sime) e recreação para as crianças.

Participaram ainda do evento o secretário de Ação Integrada, Vanilson Bueno; o secretário de Articulação Política, Ricardo Teixeira; o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Sérgio Carvalho; e os vereadores Marcos Miranda (Republicanos), Fábio Ideal (PP), Getúlio Andrade (PV), Isaac Martins (PL) e Sandro Oliveira (Cidadania).