Assistência Social realiza ação sobre conscientização da violência contra a pessoa idosa

Por Ana Paula Moreira

13 de junho de 2017

Por Ana Paula Moreira

13 de junho de 2017

Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia, 13 de junho de 2017 – A Secretaria de Assistência Social realizou na manhã dessa terça-feira (13), uma caminhada para alertar a população sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorada no dia 15 de junho. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ação teve concentração e início na Praça da Matriz, região central da cidade, e seguiu até a Praça da Família, no setor Village Garavelo. O ato, que reuniu dezenas de pessoas da melhor idade, chamou a atenção de pedestres e motoristas. Além da caminhada, ao final todos puderam assistir apresentações musicais, de poesia e causos.

“O que queremos mostrar com essa ação é que estamos atentos e preocupados em preservar todos os direitos dos idosos. Incentivar e explicar que eles têm voz e devem ser respeitados. Essa caminhada me deixa motivada em trabalhar e garantir as políticas públicas para aqueles que contribuíram muito para o desenvolvimento da nossa cidade” , enfatizou a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

O sol e o trajeto não desanimaram dezenas de idosos que participaram do movimento. É o caso de Dona Lucília Vieira, de 83 anos. A aposentada, que terminou a caminhada com muita disposição e sorriso no rosto, explicou que é necessário participar de ações como essa. “Faço questão de vir, é importante fazer nossa parte. Já soube de vários casos de violência (contra idosos) e espero que isso não venha mais acontecer”, ressaltou.

‘É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária’. É o que está preconizado no Art. 3º do Estatuto do Idoso. No âmbito do poder público, a secretaria de Assistência Social tem garantindo o compromisso e as políticas públicas para todos os idosos de Aparecida.

“O prefeito Gustavo Mendanha, juntamente com a primeira-dama e secretária Mayara Mendanha não têm medido esforços em prol dos idosos de Aparecida. Essa caminhada é mais uma forma de conscientização para começarmos a pensar e valorizar as pessoas da terceira idade. Esse é um momento importante de parar e fazer uma reflexão sobre o que estamos fazendo para melhorar a vida dessas pessoas”, explicou Angela Rita, coordenadora do Conselho Municipal do Idoso.

Cerca de 4 mil idosos estão no Cadastro Único e recebem os benefícios ofertados pela pasta. São oferecidas diversas ações como os atendimentos e acompanhamentos psicossocial e jurídico, alfabetização, inclusão digital, prática esportiva, oficinas e etc. O município conta também com Conselho Municipal do Idoso que zela pelo cumprimento dos direitos da classe, promove campanhas de conscientização do processo de envelhecimento que propiciem a integração da pessoa idosa junto à família e à sociedade a fim de evitar a segregação e os maus tratos.