Assistência Social recebe 500 cestas básicas doadas pelo setor produtivo

Por Allan David e Murilo Mendes

19 de maio de 2021

Foto: Jhonney Macena

Ofertados pela Aciag e Aciag Mulher, donativos serão distribuídos pela Semas a famílias mais afetadas pelos reflexos econômicos da pandemia de Covid-19. Pasta adquiriu ainda dois novos veículos para ajudar na distribuição das cestas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) recebeu nesta quarta-feira (19) uma doação de 500 cestas básicas ofertadas pela Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia e Aciag Mulher para ajudar a cidade no combate à fome.

Os donativos serão destinados a famílias mais afetadas pelos reflexos econômicos da pandemia de Covid-19 e que, por isso, estão no cadastro da Assistência Social.

As cestas básicas foram recebidas na Semas pela secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha. Primeira-dama de Aparecida, ela agradeceu pelo gesto das entidades.

“A Aciag e a Aciag Mulher sempre nos auxiliaram, mobilizando os empresários da nossa cidade para ajudarmos instituições. Isso é gratificante e nos impulsiona a trabalhar cada vez mais, por saber que existem pessoas que têm um coração tão bom e sensível às necessidades do próximo”, ressaltou Mayara Mendanha.

O presidente da Aciag, Leopoldo Moreira, explicou que as 500 cestas básicas são parte de um volume de cerca de 60 toneladas de donativos arrecadados no início do mês, durante a live Aparecida é Show, que comemorou os 99 anos do município.

Leopoldo lembrou que também no ano passado, na primeira onda da pandemia, a Aciag e a Aciag Mulher doaram 500 cestas básicas para famílias aparecidenses de baixa renda.

“É um trabalho solidário, social e de dignidade; um resgate. Por isso, é muito importante olhar não só o lado empresarial, mas também o lado social”, sintetizou Leopoldo.

A empresária Núbia Rocha, que é diretora da Aciag Mulher, também participou da entrega das cestas. Ela enalteceu a parceria “já de tempos” com a Assistência Social.

“Acreditamos que, unindo as forças dos empresários e da Prefeitura de Aparecida, o resultado final tem eficácia maior e ajudamos mais pessoas”, disse Núbia.

De acordo com a Semas, só neste último mês de abril, a pasta distribuiu aproximadamente 3.050 cestas básicas para famílias em alta vulnerabilidade social. A Secretaria de Assistência Social chega a entregar até 200 cestas por dia.

Corrente solidária – Com a pandemia comprometendo, além da saúde, o orçamento das famílias, a secretária Mayara Mendanha pede para que as doações de alimentos não cessem. “Você, que tem condições de doar alimentos ou cestas básicas completas, será muito bem-vindo nessa nossa rede de solidariedade”, finalizou Mayara.

As doações podem ser entregues na sede da Semas, localizada na Avenida B, quadra K, Setor Araguaia, em Aparecida.

Carros – Mais dois veículos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia (Semas), para auxiliar na distribuição de cestas básicas nesse período de pandemia. A aquisição dos carros deu-se pela portaria 369, responsável pela distribuição de recursos financeiros para execução de ações socioassistenciais e estruturação da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A escolha por duas picapes foi devido a facilidade em transportar as doações.

“Os carros darão suporte à medida iniciada pela Semas, de atender famílias carentes e pessoas em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus com a entrega de alimentos, kits de higiene, agasalhos e cobertores”, destacou a secretária de Assistência Social.

O processo funciona mediante cadastro na Secretaria, que através de triagem, encaminha um profissional da assistência social ou psicologia para análise da necessidade. A Semas já recebeu mais de 2 mil cestas básicas através das suas ações realizadas, que serão direcionadas para áreas de maior vulnerabilidade pela equipe.

Para quem deseja fazer doações, basta ligar no telefone da Secretaria (62)3545-5975. Já quem precisa das cestas e quer saber como recebê-la, pode pedir apoio na Secretaria de Assistência Social pelo telefone (62) 3545-5970.