Associação dos Artesãos é criada para estimular o trabalho e o empreendedorismo em Aparecida

Por Rafael Freitas

8 de novembro de 2018

Por Rafael Freitas

8 de novembro de 2018

Foto: Wigor Vieira

Associação dos Artesãos do Município de Aparecida de Goiânia nasce com a atribuição de incentivar a criatividade artesanal e o emprego na cidade

Com o objetivo de fomentar o artesanato, estimular o estudo, a identidade cultural, traduzindo-se em diversidade artística e viabilizar a comercialização de produtos dos associados, foi fundada na noite desta quarta-feira, 7, a Associação dos Artesãos do Município de Aparecida de Goiânia  (ASAMAG). A assembleia geral de fundação e de assinatura de posse da grupo diretivo foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Aparecida de Goiânia.

A ASAMAG é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com atividades na área da cultura e da arte, focada no artesanato, com personalidade jurídica. Para associar-se à entidade, a pessoa precisa ser maior de dezesseis anos, concordar com a política estatutária da associação, e ter disposição em contribuir com a execução dos objetivos da entidade. A associação será administrada por Assembleia Geral, constituída pelos membros inscritos no quadro social da associação; Diretoria, composta por presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário; e Conselho Fiscal. Tomaram posse a presidente da ASAMAG, Elisete Canaverde, a vice-presidente Rosane Mendes, tesoureira Débora Clécia e secretária Elisabeth  Rodrigues.

Para o superintendente municipal de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco, que acompanha o trabalho dos artesãos há mais de seis anos na cidade, a associação irá representar e defender os interesses dos associados junto ao poder público e sociedade. “A entidade nasce com o dever de cooperar na realização de feiras e eventos, além de viabilizar a divulgação das atividades artesanais. Também será atribuição da entidade estimular a criatividade artesanal e o empreendedorismo, oferecendo ao artesão a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos manuais e a integração entre os associados”, destacou.

A Prefeitura de Aparecida é parceira de atividades culturais, artísticas, musicais e que promovem a identidade da população aparecidense. A vice-presidente Rosane Mendes destacou a importância da fundação da associação e afirmou que a responsabilidade agora é fortalecer a integração entre todos os mais de 110 associados. “Nossa missão será a de desenvolver o artesanato com mais intensidade e fomentar a cultura artesã de Aparecida, influenciando a nossa cultura, a criatividade de cada pessoa e a comercialização dos produtos fabricados. Além disso, será nosso objetivo fortalecer a produção local e a geração de emprego”.