Atendimentos de urgência e emergência obstetrícia serão transferidos para Maternidade Dona Iris

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 22 de janeiro de 2016 – A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a toda população que a partir da próxima segunda-feira (25), os atendimentos de urgência e emergência obstetrícia da Maternidade Marlene Teixeira serão transferidos para a Maternidade Dona Iris, em Goiânia. O Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que transfere os atendimentos, será firmado entre as Prefeituras de Aparecida e Goiânia e o Ministério Público.

Desde o início da reforma da Maternidade Marlene Teixeira, em 2013, os atendimentos estavam sendo feitos no Hospital Garavelo. Agora, serão transferidos para Maternidade Dona Iris em cumprimento a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público. O pré-natal continuará sendo realizado normalmente pelas unidades de saúde de Aparecida, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“Estamos cumprindo uma decisão da justiça, mas a transferência é muito bem-vinda porque vai dar uma atenção melhor a essas gestantes e humanizar o atendimento. A partir de agora, qualquer intercorrência durante a gravidez ou quando entrar em trabalho de parto as gestantes poderão procurar a Maternidade Dona Iris”, explica a secretaria de Saúde de Aparecida, Vânia Cristina.

O TAC transfere os atendimentos pelos próximos seis meses, prazo previsto para o término da reforma da Maternidade Marlene Teixeira, possibilitando que os atendimentos de urgência e emergência obstetrícia voltem a ser realizados na unidade. A reforma se iniciou em 2013, entretanto a empresa que venceu a licitação não conseguiu executar a obra. Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Saúde assumiu a reforma e, em maio de 2015, entregou a ala ambulatorial da unidade.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Atendimentos de urgência e emergência obstetrícia de Aparecida serão transferidos para Maternidade Dona Iris.

Data: 25 de janeiro de 2016, segunda-feira.

Contato: Secretária de Saúde de Aparecida, Vânia Cristina.

3545-6098 / 9904 / 8471-9050