Atividades extracurriculares auxiliam na formação do aluno em Aparecida

Por Juliana Fulquim

22 de setembro de 2021

Por Juliana Fulquim

22 de setembro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Escolas disponibilizam atividades extracurriculares, como leitura, cultivo de hortas e educação de trânsito que favorecem na formação social do aluno

Atividades extracurriculares são importantes estratégias pedagógicas, pois são capazes de promover no aluno o interesse pelo aprendizado, relacionando o conhecimento teórico com a parte prática da vida cotidiana. Por essa razão, as escolas geralmente apostam na realização de projetos que possam ajudar na evolução do aluno nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Foi pensando em aliviar a rotina dos estudantes, que as municipais Parque Flamboyant e Telma Regina e também o CMEI Olaídes Bonifácio, neste retorno das atividades presenciais, iniciaram seus projetos extracurriculares. A ideia é promover o desenvolvimento cognitivo atrelado a noções práticas que possam ir além dos muros das escolas.

A escola Parque Flamboyant, que atende 150 crianças matriculadas de 1º ao 5º anos, está realizando, entre os meses de agosto e setembro, o Projeto Educação no Trânsito. A ideia é conscientizar sobre as leis de trânsito e sensibilizar as crianças sobre os procedimentos responsáveis que preservam a vida evitando acidentes. “Sabemos que as crianças são multiplicadoras de comportamento e que, por meio do aprendizado delas, é possível alcançar toda a família”, explica a gestora da unidade, professora Maria das Graças.

Participantes do projeto, os alunos João Antônio Vieira e Pablyny Lessane Pereira, ambos com 10 anos e estudando no 5º e 4º ano respectivamente, comentam que as aulas têm contribuído bastante com a percepção deles sobre como deve ser a relação das pessoas com o trânsito. “Com as aulas, a gente percebeu que o trânsito pode ser muito perigoso se as pessoas não seguirem as regras”, comentaram.

Já na Escola Municipal Telma Regina, Setor Veiga Jardim, por exemplo, os estudantes do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental participam do Projeto Alimentação Saudável. Idealizado pelo instrutor de Libras Rodrigo Nascimento Guedes, o projeto foi iniciado no começo de agosto e conta com a participação da professora de Ciências, Michelle Cirilo, e do professor de História, Hugo Albuquerque.

De acordo com a diretora da unidade escolar, professora Lúcia Maria, o projeto tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo e promovido melhor interação entre os alunos, que aprendem na prática o cultivo das hortaliças. Ela explica que os estudantes acompanham todo o passo a passo das ações, desde a coleta de materiais recicláveis para a confecção dos canteiros até o preparo do solo e plantio de sementes e mudas. “Todas as ações têm um viés pedagógico e o objetivo é promover no aluno a compreensão do processo de cultivo e manejo dos alimentos”, comenta a diretora.

No CMEI Olaídes Bonifácio, Setor Serra Dourada III, os alunos da pré-escola matriculados nos agrupamentos III, IV e V estão participando do projeto Magia da Leitura. Focado na importância dos livros no cotidiano das crianças, o projeto vem sendo executado por meio de atividades lúdicas e proporcionando o contato alunos com o universo mágico e criativo dos livros infantis. “Uma das ações do projeto é a Mala Viajante que permite que os estudantes levem o livro para casa, possibilitando a leitura da obra com toda a família”, arrematou a diretora da instituição, professora Tânia Cristina Borges.