Atletas aparecidenses são beneficiados com auxílio financeiro do programa Aparecida Compete

Por Rodrigo Augusto

5 de novembro de 2018

Por Rodrigo Augusto

5 de novembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

A bandeira de Aparecida e os atletas que representam a cidade em modalidades esportivas olímpicas e/ou paralímpicas estarão cada vez mais presentes em competições nacionais e internacionais. Para alcançar este propósito, a Prefeitura de Aparecida criou, através da Lei 3.388/2017, o Programa Aparecida Compete. Trata-se de ajuda financeira com recursos próprios do município para desportistas de alto rendimento participarem de competições, considerando a classificação do competidor e a convocação da federação de sua respectiva modalidade. Na tarde desta segunda-feira, 5, o prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, assinaram a liberação para os primeiros contemplados do projeto.

“Agradecemos todo apoio da prefeitura e da Secretaria de Esporte e prometemos nos esforçarmos o máximo para representarmos bem Aparecida em competições no Estado, no Brasil e no exterior”, disse Dangela Guimarães, 18 anos, praticante de Taekwondo que já representou a cidade em diversos torneios, inclusive, em Bueno Aires na Argentina, em Las Vegas nos Estados Unidos e em outros estados brasileiros com ajuda do poder público municipal.

Para participar do programa, o atleta deve morar há dois anos em Aparecida, ser convocado pela federação de sua modalidade esportiva, apresentar toda documentação exigida conforme a lei e, se menor de idade, estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino. O auxílio financeiro deve ser solicitado 60 dias antes da competição e será avaliado pela comissão permanente do programa da Secretaria de Esporte , Lazer e Juventude.

“Esses atletas vão receber o incentivo por merecimento, nenhum deles irá receber por indicação. A partir de agora teremos um caminho mais claro para o esporte em Aparecida. Trabalhamos muito para atender uma determinação do prefeito Gustavo: auxiliar  efetivamente nossos atletas com recursos financeiros”, apontou o secretário Gerfeson Aragão durante a solenidade que contou também com a presença de pais de atletas, secretários , vereadores e professores.

Durante a solenidade, o prefeito Gustavo Mendanha destacou que trabalhou muito pela criação do Aparecida Compete e que a partir de agora a cidade terá maior visibilidade em diversas competições nacionais e internacionais. “Me sinto orgulhoso ao saber que diversos atletas estão levando a bandeira de Aparecida para outros estados e outros países. O esporte contribui muito com a formação educacional e com a socialização de nossas crianças, adolescentes e jovens. Estamos fazendo nossa obrigação que é incentivar e apoiar atletas que representa nossa cidade”, pontuou o gestor municipal que possuiu formação acadêmica em Educação Física e já foi secretário de Esporte do município.

Durante a conversa com os atletas, o prefeito destacou que, em breve, será inaugurado em Aparecida o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Segundo ele, o complexo será mais uma ferramenta criada pelo Poder Público para contribuir com a formação de atletas. “Aparecida caminha para ser  destaque no esporte nacional, estamos investindo em equipamentos públicos que contribuem com a formação de milhares de atletas “, apontou o prefeito após destacar outras ações realizadas na gestão municipal que beneficiam diversas modalidades esportivas.

Aparecida Compete

O programa de auxílio financeiro criado para beneficiar atletas de rendimento em modalidades olímpicas e paralímpicas já recebeu 37 solicitações. Deste total, 32 pedidos foram contemplados, obedecendo os pré-requisitos da Lei 3.388/2017 aprovada pelo Poder Legislativo municipal . Os valores são divididos em R$ 500,00 (quinhentos reais) para competições estaduais, R$ 1.000,00 ( um mil reais) para nacionais e R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos) para provas internacionais. Após receber o recurso para participar das provas, os atletas ou responsáveis devem prestar contas do que foi utilizado nas competições.

CIE

Em uma área de 12 mil metros quadrados, o CIE de Aparecida irá oferecer formação esportiva em 13 modalidades olímpicas (esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, Taekwondo, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô, atletismo), seis paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado, goalball) e um não olímpico (futebol de salão). No atletismo, o CIE terá salto em altura, raia de atletismo com 11 metros, salto em distância e salto triplo, além de arremesso de peso.

O projeto inclui arquibancada, área de apoio com salas para administração, professores e técnicos, vestiários com chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público. Com 80% do projeto executado, a obra que está localizada no Parque Trindade tem previsão dever ser inaugurada em janeiro de 2019.