Audiência discute criação do Dia do Cooperativismo em Aparecida

Por Rafael Freitas

12 de março de 2024

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Aparecida realizou na manhã desta terça-feira, 12, audiência pública para discutir projeto de lei que institui o Dia do Cooperativismo na cidade. O encontro ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) e foi conduzido pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Felismar Martins.

O Projeto de Lei do Executivo Municipal que será encaminhado à Câmara de Vereadores prevê a celebração da data sempre no terceiro sábado do mês de março, além da criação da Comenda Zeurith de Paula Ferreira para homenagear personalidades que tenham contribuído como desenvolvimento econômico por meio do cooperativismo.

“O cooperativismo implica em resultados na qualidade de vida das pessoas cooperadas. Por isso, vamos fortalecer a atividade das cooperativas, dando a elas todo incentivo necessário”, pontou o secretário Felismar Martins.

O Sistema OCB/GO foi representado pelo superintendente Jubrair Gomes e pelo coordenador de Relações Institucionais da OCB/GO, Emanuell Lopes. “O cooperativismo muda a realidade das pessoas, sendo também um sistema capaz de criar oportunidades para as cooperativas levarem seus serviços e a educação cooperativista até a população”, afirmou Jubrair.

A vereadora Camila Rosa (PSD) sinalizou apoio ao projeto e destacou que a proposta deve ser colocada em votação nos próximos dias na Câmara Municipal. “Tenho origem no cooperativismo e sei o quanto é grande o desenvolvimento social da cidade quando as cooperativas estão presentes”, pontuou.

Presidente da Cooperativa de Reciclagem Feminina de Aparecida (Coorfap), Adriana dos Santos, destacou a relevância pela iniciativa. “Nós que já somos uma cooperativa na cidade enxergamos no cooperativismo uma forma de gerar oportunidades”, afirmou.

Marcaram presença na audiência o presidente da Aciag, Max Coelho; o secretário executivo de Economia da Secretaria da Fazenda, Paulo Borges; o presidente da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Acirlag), Maione Padeiro, e representantes das cooperativas Sicredi Cerrado, CoopGO, Complem, Life Saúde, Unimulti e Coorfap.

Dia do Coop de Aparecida

No próximo sábado, 16 de março, o Sistema OCB/GO promove o 1º Dia do Cooperativismo, em Aparecida de Goiânia. A programação será realizada na Praça João de Barro, no Setor Célia Maria, ao lado do Instituto de Previdência (AparecidaPrev).

Com apoio da Prefeitura Municipal e das cooperativas locais, o evento vai oferecer serviços nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e lazer para a população. Para o Dia do Coop de Aparecida, também estão previstas apresentações musicais e moto show. Todas as ações são gratuitas.