Audiência pública discute instalação de usinas solares em Aparecida via PPP

Por Rodrigo Augusto

16 de março de 2022

Por Rodrigo Augusto

16 de março de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Projeto prevê construção de um parque de geração de energia sustentável que irá garantir autossuficiência ao município. Economia inicial estimada é de R$ 150 mil por mês

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza na próxima sexta-feira,18, audiência pública para discutir a instalação de um parque de geração de energia solar fotovoltaica, via Parceria Público Privada (PPP), no município. Podem participar do evento, que será realizado no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, às 14h, pessoas físicas e jurídicas mediante inscrição e ainda conforme capacidade do local.

O Comitê Gestor de Parcerias Público Privadas informa que um estudo para instalação das usinas está pronto para ser apresentado durante a audiência pública e que é fundamental a participação de membros do secretariado municipal e membros da sociedade civil em geral.

Segundo projeto, a instalação das usinas demanda área de aproximadamente 100 mil m². O local da instalação será definido posteriormente, conforme disponibilidade de áreas públicas na cidade.

A expectativa da Prefeitura de Aparecida e de que as obras de instalação das usinas serão iniciadas 120 dias após a conclusão da licitação.

Economia

A expectativa inicial da administração é de que R$ 150 mil serão economizados mensalmente, calculados através do desconto mínimo exigido no edital. Inicialmente a economia anual deve ser de R$ 1,8 milhões.

Economicamente viável, o projeto apresenta diversos benefícios ao Poder Público Municipal, entre eles, a economia de 5% mensamente no valor gasto com energia elétrica durante 20 anos. Após esse período, as usinas serão transferidas sem ônus para a Prefeitura de Aparecida.

Meio ambiente

Outro ganho substancial será no setor ambiental, visto que a energia solar é uma das mais sustentáveis do mundo. Além de renovável e limpa não emite poluentes nem utiliza matérias-primas escassas na natureza, contribui para a diminuição da poluição sonora. Seu funcionamento é silencioso e discreto, evitando a produção de ruídos desagradáveis. Esse tipo de sistema de geração de energia também não requer um cuidado de manutenção exaustivo, apenas limpezas periódicas. Além disso, sua matéria-prima – a luminosidade do sol – é inesgotável e gratuita; e, por fim, os sistemas de energia fotovoltaica também são sustentáveis em seu descarte, uma vez que podem ser reciclados com uma eficiência de até 97%.

Inscrição

As inscrições para a audiência pública devem ser feitas até, às 17h, da quinta-feira,17, pelo e-mail cgppp@aparecida.go.gov.br . Os interessados devem informar nome completo, CPF e dados da pessoa jurídica (se houver) ao qual o interessado é veiculado. Serão aceitas inscrições no local até o limite da capacidade do auditório.

Contribuições

Contribuições do público (pessoas físicas ou jurídicas) deverão ser feitas antecipadamente, por escrito, no e-mail cgppp@aparecida.go.gov.br . Eventuais perguntas também deverão ser feitas no ato da inscrição.