Audiência pública inicia elaboração do Plano Plurianual 2018/2021

28 de agosto de 2018

Por Rodrigo Augusto

28 de agosto de 2018

Representantes de todas as secretarias da gestão municipal participaram na tarde desta terça-feira, 28, da primeira audiência pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018/2021. Durante o encontro, que foi realizado na Escola do Servidor no Paço Municipal, a Secretaria de Transparência, Controle e Fiscalização apontou que é fundamental a participação de cada pasta na construção do programa que estabelece diretrizes, metas e objetivos do governo, informando detalhadamente ações e investimentos previstos para os próximos anos.

O PPA é divido em planos de ações e cada plano deve conter objetivo, órgão responsável pela execução do projeto, valor, prazo para conclusão, fontes de financiamento, entre outros. “Estamos trabalhando para otimizar a estrutura orçamentária de forma que o recurso fique unificado, não atravessando de secretaria para secretaria, facilitando a execução de cada ação”, disse o analista orçamentário, Celiomar Borges Filho.

“O objetivo dessa primeira audiência é realizar a interação entre as secretarias para que o planejamento da próxima Lei de Orçamentária Anual (LOA) saia redondo, sem problemas e interferências. Nossa intenção é termos o mínimo possível de suplementação e projetos de lei emendando a LOA”, pontuou a secretária de Transparência, Controle e Fiscalização, Naira Andrade.

Após a elaboração do PPA, o Poder Executivo tem até o dia 30 de setembro para enviar ao Legislativo a Lei Orçamentária Anual (LOA) que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano e é dividida em três orçamentos: fiscal, investimentos e seguridade social.