Aulas na Escola Olentino Xavier retornam no dia 05 de agosto

31 de julho de 2019

Obras de recuperação das alas afetadas pela explosão de gás ocorrida em junho, seguem até setembro. Salas de aula já foram liberadas

Os 526 estudantes dos dois turnos da Escola Municipal Olentino Xavier, no Setor Serra Dourada, retornam para as salas de aula na próxima segunda-feira, 05. O anúncio do retorno das atividades escolares foi feito pela secretária de Educação, Valéria Pettersen, após vistoria das obras de reconstrução e reforma das partes afetadas pela explosão de gás ocorrida no dia 19 de junho deste ano, na manhã desta quarta-feira, 31. A vistoria contou com a presença do superintendente de Defesa Civil Juliano Cardoso e de engenheiros responsáveis pelo projeto.

Valéria Pettersen explicou como se dará o funcionamento da escola, como será o acolhimento aos estudantes e quando será a entrega total da obra, prevista para o final do mês de agosto. “Com o contrato emergencial autorizado pelo prefeito Gustavo Mendanha, a empresa de engenharia já finalizou a troca do telhado das quatro salas de aulas atingidas e as atividades escolares serão retomadas na próxima segunda-feira, 05 com todos os alunos”, pontuou a secretária.

A gestora destacou ainda que na primeira semana de aula, o lanche na unidade será servido com produtos panificados e suco até a liberação da cozinha, que deve ocorrer na segunda semana de agosto. Dentro de 30 dias, as obras do bloco da secretaria serão concluídas e, neste período de obras, os pais que procurarem a escola serão atendidos, no mesmo horário de funcionamento da escola, no CMEI Olaídes Bonifácio da Silva, que fica no fundo da unidade escolar.

Reposição das aulas – Em entrevista a secretária de Educação salientou que as aulas perdidas em junho, por conta da explosão, e os dois primeiros dias de agosto. “Por conta do ocorrido tivemos que liberar os estudantes uma semana mais cedo para as férias e vamos começar as aulas do segundo semestre aqui, perdendo dois dias do ano letivo. Por isso, já definimos com a diretora da unidade que haverá uma semana adicional de aulas no mês de dezembro para repor os dias perdidos devido aos transtornos causados pela explosão”, esclareceu a secretária.

Em relação ao trabalho realizado pela Defesa Civil desde a data da explosão, 19 de junho, Juliano Cardoso relatou os procedimentos realizados para segurança dos trabalhadores da obra e dos servidores da escola. Além disso, o superintendente explicou sobre os reforços feitos em questões de segurança para garantir o retorno das atividades com servidores, professores e principalmente para segurança dos alunos neste segundo semestre.

“A Defesa Civil fez uma interdição parcial das instalações que foram afetadas pela explosão, ou seja, o bloco onde está localizada a cozinha e a parte administrativa da escola. Realizamos um estudo de danos e riscos à época da explosão e manteremos essa interdição até a conclusão das obras de reconstrução. A obra será tocada com segurança, pois será feito um bloqueio da parte em que a empresa de engenharia está operando, separando-a do bloco já liberado onde estão as salas de aula, por onde circularão os alunos e professores, para que tenham segurança.”

Para a reforma da Escola, foi assinado um contrato emergencial com a empresa PRS Projetos Representações e Serviços LTDA que prevê a entrega da obra em duas etapas. A primeira, previa a recuperação do telhado e forro das salas de aula atingidas pela explosão. Na segunda etapa, com previsão de término para setembro, será feita a reconstrução da secretaria, biblioteca, salas da diretoria e coordenação pedagógica e da cozinha, ambientes que foram destruídos na explosão. O valor investido é de cerca de R$ 200 mil.

Volta às Aulas

De acordo com o Calendário Escolar 2019, as aulas do segundo semestre da Rede Municipal de Educação de Aparecida, que é composta por quatro Escolas Municipais de Educação Integral (EMEI), 31 Centros Municipais de Educação Integral (CMEI), 56 Escolas Municipais e 15 Escolas Conveniadas, que juntas atendem cerca de 42 mil alunos, serão retomadas nesta quinta-feira, dia 1° de agosto.

Além do atendimento pedagógico com as disciplinas regulares estabelecidas pelo Ministério da Educação, as unidades da rede servem diariamente a seus alunos refeições de acordo com o funcionamento da unidade escolar e modalidade de ensino ofertada, sendo três refeições diárias nos EMEI’s, cinco refeições/dia nos CMEI’s e uma refeição para cada turno nas escolas municipais e nas unidades conveniadas.

Laudo da Polícia Técnico-Científica

Em nota, a Secretaria de Estado e Segurança Pública de Goiás informou que a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) conclui nesta semana o laudo pericial realizado na unidade escolar, devendo indicar nos próximos dias se teria havido ação criminosa no ato e quais seriam os envolvidos. No caso de ficar concluído que a explosão tenha sido algo acidental, no laudo pericial serão relatadas as eventuais causas que teriam levado a tal ocorrência.

A pasta de segurança pública destacou também que os trabalhos, sob o comando do delegado Clayton Manoel, devem ser concluídos até meados de agosto, com disponibilização imediata dos dados, de forma transparente e colaborativa, aos administradores de Aparecida de Goiânia e à sociedade civil de uma forma geral.