Avança projeto de implantação do Canal Cidadania de Aparecida

Por Lígia Mariani

7 de junho de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia está trabalhando na implantação do Canal da Cidadania. Neste contexto, o prefeito Gustavo Mendanha recebeu na manhã desta quinta-feira, 07, em seu gabinete, representantes do Canal Futura e da TV UFG para discutir futuras parcerias para os projetos da Prefeitura em transformar Aparecida em uma cidade inteligente. A reunião foi conduzida pelo secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha e contou com as presenças dos secretários executivos de Transparência, Ozéias Laurentino Júnior e de Cultura Avelino Marinho de Souza.

Previsto em decreto da TV Digital, a emissora da TV aberta tem o objetivo de dar espaço à produção de comunidades locais e divulgar as ações de prefeituras e câmaras municipais. “Estamos aqui para discutir sobre a parceria com o Canal Futura para implantar o Canal da Cidadania de Aparecida e também sobre a utilização de recursos audiovisuais do Canal Futura no projeto Cidade Inteligente e na próxima edição Festival Córtex, que será realizado em agosto”, salientou o secretário de Ciência e Tecnologia, Cleomar Rocha.Entre as parcerias estão a transmissão de conteúdo interativo e ações de educação e cultura.

O canal de Aparecida foi designado pela Anatel no final de 2017 e a previsão é que o Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicações libere a outorga para exploração do serviço neste ano. “Logo no início do projeto da reforma administrativa, uma das minhas prioridades foi de criar a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação justamente pensando em uma série de iniciativas para incentivar a inovação, criatividade, socialização e a integração do cidadão. A implantação do Canal Cidadania é um grande avanço, que foi idealizado ainda na gestão do Maguito e quero dar continuidade. Aparecida caminha para ter tudo o que uma cidade de grande porte merece ter”, enfatizou o prefeito Gustavo Mendanha.

Aparecida solicitou o canal de cidadania em 2013 e o processo encontra-se em andamento. “O Canal da Cidadania está previsto no Plano Plurianual da gestão do prefeito Gustavo Mendanha, que deseja implantar a emissora de TV, dentro do programa Aparecida Transparente. A televisão pública reforçará a identidade cultural da população da cidade”, sublinhou o secretário-executivo de Transparência, Ozéias Laurentino Júnior, que também participou da reunião e que iniciou o processo de implantação do Canal da Cidadania de Aparecida quando era secretário de Comunicação da gestão do então prefeito Maguito Vilela (2013-2016).

SAIBA MAIS – O Canal da Cidadania faz parte do conjunto de canais públicos explorados por entes da Administração Pública direta e indireta em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais, dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Dentre os principais objetivos a serem atendidos pelo Canal estão a busca pelo exercício da cidadania e da democracia, a expressão da diversidade social e o diálogo entre as diversas identidades culturais do Brasil, e a universalização do direito à informação, comunicação, educação e cultura. Além disso, pretende-se fomentar a produção audiovisual independente, de caráter local e regional e atuar na prestação de serviços de utilidade pública.

Para isso, o Canal da Cidadania vai fazer uso da multiprogramação possibilitada pela TV digital. Serão quatro faixas de conteúdo: a primeira para o Poder Público Municipal, a segunda para o Poder Público Estadual e as outras duas, para associações comunitárias, que ficarão responsáveis por veicular programação local. Os pedidos de outorga podem ser feitos por municípios, estados e fundações e autarquias a eles vinculadas. “Aparecida tem 560 mil habitantes e é importante para a cidade ter um canal para fazer registro dos acontecimentos dos poderes Executivo e Legislativo municipal e da sociedade em geral, fortalecendo a identidade cultural da cidade”, finalizou Gustavo.