Avenida Embaixador, no Eixo Norte Sul 05, recebe iluminação noturna

Por Daniela Ribeiro

11 de julho de 2017

Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 10 de julho de 2017 – O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, ligaram no início da noite desta segunda-feira, 10, a iluminação noturna da Avenida Embaixador, no Bairro Cardoso, dando acesso ao Anel Viário, em Aparecida de Goiânia. A via faz parte do Eixo Norte Sul 05, que é uma elipse que interliga cinco grandes avenidas da região oeste do município.

“Estamos aqui hoje consolidando esta grande obra que é o Eixo Norte Sul 05. E uma rua iluminada auxilia em muitas coisas, pois além de deixar a cidade mais bonita, reduz os riscos de assaltos e roubos a residências e comércios, dando mais segurança a todos”, enfatizou o prefeito que informou que já tem processo de licitação para iluminar os demais eixos estruturantes do município.

Ao todo foram instalados 21 postes de ferro e 13 de concreto comportando no total 64 luminárias alfas completas, 64 lâmpadas de 150 watts, além de 800 metros de fios no canteiro central da pista que tem cerca de 1 km. O investimento na instalação da iluminação foi de R$ 61.360 mil, oriundo do tesouro municipal e as lâmpadas são brancas, gerando economia de energia e também proporcionando uma melhor visibilidade.

“Iniciamos a frente de serviço no final de junho e em apenas seis dias os postes e fiação estavam instalados, aguardando os testes finais para poder fazer a ligação. Pois nosso intuito é sempre de proporcionar segurança para os motoristas e pedestres que trafegam pela avenida durante o período noturno”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes.

Maria Pereira de Santana Santos tem um comércio de alimentos na Avenida Embaixador e comenta a necessidade da iluminação na via. “Aqui fica muito escuro o que ajuda na ação dos marginais. Agora com os postes de luz vai ficar bem melhor andar na avenida e bem menos perigoso”, disse ela. Quem também aprovou a ação da prefeitura foi o morador João Batista de Souza. “A partir de hoje, chegar e sair de casa a noite, será mais tranquilo”, ressaltou.

O vereador Edinho, representante da região, disse que a implantação da iluminação foi muito aguardada pelos moradores e comerciantes locais. “Nós recebemos uma grande obra que foi o Eixo Norte Sul 05 e agora as lâmpadas, será mais seguro trafegar pela Avenida Embaixador. Estamos muito contentes pelo prefeito, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizar esse trabalho, que parece pequeno, mas é muito importante para quem mora aqui na região”, pontuou.

ENS05 – O Eixo Norte Sul 05 faz parte do Projeto de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio. A elipse conecta cinco grandes avenidas da Região Oeste, interligando os bairros Hilda, Cidade Vera Cruz 1 e 2, Vila Mariana, Jardim Helvécia, Cardoso 1 e 2 e Estrela do Sul. Interligadas, as avenidas permitem que a população tenha acesso direto à Avenida Rio Verde e à porção oeste do Anel Viário.

Presenças – Estiveram presentes na solenidade de inauguração da iluminação pública da Avenida Embaixador, a secretária de Assistência Social e primeira dama, Mayara Mendanha; o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; os secretários Afonso Boaventura (Casa Civil), Jório Rios (Administração), Tarcisio dos Santos (AparecidaPrev), Rodrigo Caldas (Educação e Cultura), Gefferson Aragão (Esporte), Tatá Teixeira (Articulação Política), Valéria Pettersen (Projetos), Einstein Paniago (Transparência), Ozair José (Desenvolvimento Econômico) e Mário Vilela (Infraestrutura).