Baile da Terceira Idade promove socialização de idosos de Aparecida

Por Thiago Oliveira

20 de setembro de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Forró acontece todas às quartas-feiras e reúne mais de 160 idosos que são embalados por forró no Jardim Florença. Centros de Convivência do município oferecem essa e outras atividades para promoção de vínculos na terceira idade

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove o Baile da 3ª Idade. A ação é realizada semanalmente no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Idade do Saber, no Jardim Florença e é voltada para o público com mais de 60 anos. Além dessa atividade o local oferece outras ações que contribuem para a melhora de vida da população idosa do município.

Das 13h às 17h mais de 160 idosos comparecem todas as semanas para curtir uma tarde de dança. Cada um de um lugar da cidade, no Centro de Convivência eles encontram um lugar ideal para descontrair, conversar, fazer novas amizades e, principalmente, dançar.

“Conversando com eles aqui eu percebi como essa atividade é importante para eles. Muitos aqui se não fosse o forró estariam em casa, provavelmente sozinhos. Aqui eles podem se divertir, conversar com os amigos de longa data e até arrumar um amor”, comentou a secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.

A dança antes tida como uma prática de lazer, vem ganhando espaço como forma de promoção e manutenção da qualidade de vida para o grupo da terceira idade. Isso ajuda a afastar fatores de risco comuns a essa faixa etária ao mesmo tempo que melhora as relações interpessoais com uma atividade que trabalha todas as partes do corpo.

Para os idosos, ela é importante pois fortalece as articulações, bloqueia o sedentarismo, estimula a circulação sanguínea, melhora a capacidade respiratória e queima calorias. Para a mente, a prática estimula a atividade social, com a sensação de bem-estar psicológico, permitindo a troca de experiências e melhora da autoestima.

A moradora Roberta Rodrigues dos Santos conta que frequenta o forró há quatro anos. “Aqui é ótimo para refrescar a mente, passar o tempo e se divertir. Desde que começou aqui, antes da pandemia, eu venho todas as semanas e sempre me divirto”, afirmou.

Quem também frequenta todas as semanas o Baile da Terceira Idade é Marlúcia Alves de Arruda, de 62 anos. “Esse forró é bom demais e é uma coisa muito boa que a secretária faz para nós. Às vezes eu trago a minha filha porque é sempre bom sair de casa, conhecer novas pessoas”, comentou a moradora do Jardim Alto Paraíso.

Oficinas

Além do Baile, a Prefeitura oferta outras atividades para integração dos idosos voltadas para a produção de artesanato. Por conta da pandemia de Covid-19, as oficinas haviam sido paralisadas. Agora, com a volta gradual da normalidade, elas estão sendo retomadas com salas de crochê, pintura e artesanatos em geral, lembrancinhas temáticas dentre outras modalidades oferecidas pela secretaria.

Os serviços são oferecidos em dois centros de convivência de idosos. O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver, no setor Vila Brasília e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Idade do Saber, no Jardim Florença. Nesses espaços são realizadas além das oficinas, rodas de conversas, palestras sobre os direitos dos idosos, médicos geriátricos para atender a saúde dos idosos, ginástica e outros serviços.

As inscrições nos grupos de convivência podem ser feitas pessoalmente no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) mais próximo. Para participar, o idoso deve fazer o credenciamento e solicitar adesão a esses serviços. “É uma programação completa para todos os idosos que queiram participar e a gente convida para fazer parte deste espaço de convivência”, frisou a secretária Sulnara Santana.