Balanço das principais realizações de 2019 comprova o aprimoramento da Saúde em Aparecida de Goiânia

Por Polliana Martins

27 de dezembro de 2019

Por Polliana Martins

27 de dezembro de 2019


Foto: Claudivino Antunes

A Saúde Pública é uma prioridade das gestões de Aparecida de Goiânia dos últimos anos, o que transformou o município em referência no Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. Com investimentos em infraestrutura e na qualificação permanente dos servidores, a pasta seguiu essa trajetória de aprimoramento em todos os setores em 2019, desde a administração dos recursos até o atendimento à população na atenção básica, nas consultas especializadas e nas urgências e emergências. “O SUS ainda não é o que sonhamos em todo o Brasil, mas aqui estamos empenhados em prestar atendimentos com excelência e vamos avançar cada vez mais superando as expectativas com trabalho, planejamento, tecnologia e atenção às demandas da população”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.

O prefeito destaca que o município tem investido cerca de 22% de sua arrecadação, montante superior ao que a Lei determina, para realizar o desafio de ofertar à população uma Saúde Pública a nível da Privada. Nesse sentido, confira algumas das principais realizações e atividades da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) ao longo de 2019:

HMAP: cartão-postal

No último 19 de dezembro o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) completou 1 ano desde a sua inauguração superando todas as expectativas de qualidade no atendimento. Com 96% de aprovação, em média, aferida em pesquisa de satisfação dos usuários, neste primeiro ano de funcionamento foram contabilizados no HMAP, até o ultimo dia 9, 169.763 exames de apoio ao diagnóstico, 13.859 consultas ambulatoriais, 3.093 internações e 6.487 diárias de UTI (adulta e infantil). A aposentada Benedita Regina, moradora do Residencial Caraíbas, relatou a sensação que teve ao conhecer a unidade: “Achei maravilhoso, pensei que estava chegando num hospital particular, não acreditava que era público. A primeira vez que vim não sabia nem por onde entrar e os funcionários da recepção foram muito educados, explicaram o que eu devia fazer e deu tudo certo. As pessoas são muito bem tratadas aqui, fiquei até emocionada”. 

O exemplo mais recente do aprimoramento da Saúde Municipal foi a inauguração, no Hospital, em 25 de novembro, de dois novos aparelhos de tecnologia de ponta em diagnóstico por imagem: um tomógrafo computadorizado e uma ressonância magnética. O HMAP é o único hospital público em Goiás que possui um tomógrafo com essa tecnologia avançada e, juntos, os dois equipamentos podem realizar até 3.800 análises mensais funcionando ininterruptamente e zerando a fila de espera em Aparecida e nos mais de 30 municípios pactuados por exames de tomografia e ressonância magnética.

Combate à dengue

No combate a doenças como a dengue e com o apoio de parceiros como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, as equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental recolheram milhares de carcaças de pneus que servem como criadouro do mosquito Aedes aegypti. Durante todo o ano, a população pode realizar denúncias de focos de dengues pelos números do Disque Dengue: 0800-646-2500 e 3545-4819, ou pelo aplicativo “Xô Aedes”, por meio dos quais os moradores informam o endereço e os agentes da Prefeitura realizam visitas aos locais. Juntamente com as ações de rotina, foram feitas frentes de serviços espalhadas pela cidade, como os Mutirões em Ação que, além das coletas de pneus e visitas em domicílios, também promoveram ações educativas.

Frota renovada e nova UBS

Em julho, foram entregues quatro novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completando a renovação total da frota. Dando continuidade ao crescente aprimoramento da saúde no município, em agosto foi inaugurada a 40ª Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade no Setor Colina Azul. A unidade funciona em horário estendido das 7 às 19h, de segunda à sexta-feira, com capacidade para mais de 1.400 consultas mensais em clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia para toda a região, além de ações para promoção da saúde.

Novo horário das UBSs

Desde 26 de agosto, foi adiantada em uma hora a abertura de 36 das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que passaram a funcionar das 7h às 17h de segunda a sexta-feira. O objetivo da iniciativa foi o de facilitar o acesso da população aos serviços em diversos pontos da cidade, dando mais comodidade e ampliando a assistência.

Consultas básicas e especializadas

Com foco na humanização e na excelência dos serviços prestados, foram realizadas em 2019, até novembro, mais de 450 mil consultas, sendo 300 mil de Atenção Básica e 150 mil de especializadas. Já nas áreas de Urgência e Emergência, foram feitos 590 mil atendimentos, sendo mais de 430 mil de clínica geral e 160 mil de pediatria. Nos Mutirões de Consultas são contabilizados 500 atendimentos em apenas um dia nas áreas de cardiologia, ortopedia, neuropediatria, urologia, gastroenterologia, mastologia, reumatologia, otorrinolaringologia e psiquiatria.

Em relação à área oftalmológica, em Aparecida, mais de sete mil consultas são realizadas mensalmente e durante cada edição do Prefeitura em Ação, evento que reúne serviços de todas as secretarias da administração municipal em determinadas regiões da cidade, cerca de 500 atendimentos oftalmológicos são realizados com demanda espontânea.

Qualificação e planejamento

Em março, para oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado aos usuários das três Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Aparecida, foram divulgados os primeiros resultados das melhorias obtidas com a supervisão e o acompanhamento de consultores do Hospital Sírio-Libanês (HSL). Praticamente todos os processos de trabalho das unidades foram reformulados e com isso o tempo de espera dos pacientes foi reduzido, em média, em 50%. Esta foi a primeira vez no Brasil que a metodologia de trabalho do Hospital Sírio-Libanês foi aplicada em Upas. E mais: as Upas de Aparecida são as primeiras do país com núcleos de Segurança do Paciente.

Imunização e boa forma

Na área de imunização, o destaque ficou por conta das coberturas vacinais atingidas: mais de 101% para a Influenza e 96% para o sarampo. E para tornar mais saudável a vida das pessoas, foi lançado em abril um programa que oferece a prática regular e monitorada de atividades físicas e o acompanhamento nutricional, médico e psicológico aos participantes, o Desafio Aparecida em Boa Forma.

Melhoria da rede

Além de entregar novas unidades de saúde à população, Aparecida de Goiânia também tem investido na manutenção das que já estão em funcionamento. Somente neste ano, a Prefeitura iniciou a reforma de 15 UBSs. As unidades beneficiadas são dos bairros Bandeirantes, Jardim dos Ipês, Residencial Caraíbas, Alto Paraíso, Vila Delfiori, Jardim Florença, Retiro do Bosque, Andrade Reis, Jardim Riviera, Independência Mansões, Porto das Pedras, Pontal Sul, Buriti Sereno e Nova Olinda. Essa última também será ampliada, juntamente com o Centro de Saúde Papillon Park.

“Essas obras irão proporcionar uma melhora significativa na estrutura física e no acesso às unidades e isso repercutirá no atendimento como um todo. A idéia é que os profissionais trabalhem mais felizes e que naturalmente o usuário seja melhor acolhido”, detalhou o prefeito Gustavo Mendanha, que ainda anunciou: “em 2020 reformaremos outras 20 UBSs, além da UPA Buriti Sereno e do Cais Nova Era”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)