Bandeira de Israel é hasteada na Cidade Administrativa em homenagem à Independência do país

Por Daniela Ribeiro

29 de abril de 2020

Por Daniela Ribeiro

29 de abril de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

Em comemoração a mais um aniversário de 72 anos do Dia da Independência de Israel, o Yom HaAtzmaut, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha hasteou a bandeira do país no espaço das bandeiras na Cidade Administrativa. O ato foi realizado às 12h30 e 18h30 no fuso horário de Israel, desta quarta-feira, 29 de abril. O hasteamento da bandeira de Israel foi feito ao som do Hino de Israel e contou com a presença do vice-prefeito Veter Martins, da secretária interina de Educação, que é israelense e judia, Sharon Recupero Soltak Chiarelli e da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha. Todos seguiram os protocolos de higiene e uso de máscaras no momento.

“Nós sempre tivemos uma relação próxima com Israel, que é a segunda pátria de nós cristãos. E hoje nesses 72 anos do Estado de Israel, não poderíamos deixar de homenagear e parabenizar o povo judeu”, comentou o prefeito Gustavo que é presidente honorário da Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central (CCOPIB), que integra os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Gustavo destacou ainda a a parceria com Israel e o vínculo com o embaixador israelense Yossi Shelley. “Hoje já temos parcerias no âmbito cultural e buscamos intercâmbio na área tecnológica, com apoio do embaixador, e essas parcerias irão beneficiar todos os moradores da nossa cidade”, disse o prefeito.

Sharon Soltak disse que, enquanto servidora municipal, judia e israelense, está muito orgulhosa em participar deste ato que mostra o quanto a gestão é comprometida com o Estado de Israel. “É notório o carinho que Gustavo e a Prefeitura tem com Israel e é muito satisfatório para mim poder participar deste momento tão especial para o nosso país”, pontuou ela que explicou a importância da data. “Por conta da pandemia, as festividades foram reduzidas. Mas hoje é um dia muito especial para todo o povo de Israel, pois é o dia mais simbólico do nosso calendário. Estamos comemorando a nossa Independência”.

Câmara – A Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central (CCOPIB), que integra os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal tem como objetivo, a integração e aproximação dos empresários dos estados brasileiros com Israel.

Cidade irmã – Para ampliar a conexão entre o Estado de Israel e Aparecida de Goiânia, está em andamento o projeto para que a cidade natal do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, Berseba, seja uma cidade-irmã do município.  “Com as duas cidades sendo irmãs, será possível a realizações de negócios multilaterais entre empresas e também entre os poderes públicos municipais, explanou Gustavo durante a primeira visita do embaixador à Aparecida.

Praça – Como consequência da boa relação entre a cidade de Aparecida e o país israelense, foi inaugurada em dezembro de 2017 a Praça Israel. O espaço possui 12 mil metros quadrados e conta com uma pista de cooper de 462 metros, playground e uma Academia da Terceira Idade. Como forma de celebrar a parceria entre os dois países, foi erguida uma estátua do diplomata brasileiro Osvaldo Euclides de Sousa Aranha, que presidiu a reunião durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que criou o Estado de Israel. A Praça está instalada no Parque Trindade II na região Leste da cidade.