Bandeira de Israel é hasteada na Cidade Administrativa em homenagem à Independência do país

Por Daniela Ribeiro

29 de abril de 2020

Por Daniela Ribeiro

29 de abril de 2020


Foto: Rodrigo Estrela

Em comemoração a mais um aniversário de 72 anos do Dia da Independência de Israel, o Yom HaAtzmaut, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha hasteou a bandeira do país no espaço das bandeiras na Cidade Administrativa. O ato foi realizado às 12h30 e 18h30 no fuso horário de Israel, desta quarta-feira, 29 de abril. O hasteamento da bandeira de Israel foi feito ao som do Hino de Israel e contou com a presença do vice-prefeito Veter Martins, da secretária interina de Educação, que é israelense e judia, Sharon Recupero Soltak Chiarelli e da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha. Todos seguiram os protocolos de higiene e uso de máscaras no momento.

“Nós sempre tivemos uma relação próxima com Israel, que é a segunda pátria de nós cristãos. E hoje nesses 72 anos do Estado de Israel, não poderíamos deixar de homenagear e parabenizar o povo judeu”, comentou o prefeito Gustavo que é presidente honorário da Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central (CCOPIB), que integra os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Gustavo destacou ainda a a parceria com Israel e o vínculo com o embaixador israelense Yossi Shelley. “Hoje já temos parcerias no âmbito cultural e buscamos intercâmbio na área tecnológica, com apoio do embaixador, e essas parcerias irão beneficiar todos os moradores da nossa cidade”, disse o prefeito.

Sharon Soltak disse que, enquanto servidora municipal, judia e israelense, está muito orgulhosa em participar deste ato que mostra o quanto a gestão é comprometida com o Estado de Israel. “É notório o carinho que Gustavo e a Prefeitura tem com Israel e é muito satisfatório para mim poder participar deste momento tão especial para o nosso país”, pontuou ela que explicou a importância da data. “Por conta da pandemia, as festividades foram reduzidas. Mas hoje é um dia muito especial para todo o povo de Israel, pois é o dia mais simbólico do nosso calendário. Estamos comemorando a nossa Independência”.

Câmara – A Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central (CCOPIB), que integra os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal tem como objetivo, a integração e aproximação dos empresários dos estados brasileiros com Israel.

Cidade irmã – Para ampliar a conexão entre o Estado de Israel e Aparecida de Goiânia, está em andamento o projeto para que a cidade natal do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, Berseba, seja uma cidade-irmã do município.  “Com as duas cidades sendo irmãs, será possível a realizações de negócios multilaterais entre empresas e também entre os poderes públicos municipais, explanou Gustavo durante a primeira visita do embaixador à Aparecida.

Praça – Como consequência da boa relação entre a cidade de Aparecida e o país israelense, foi inaugurada em dezembro de 2017 a Praça Israel. O espaço possui 12 mil metros quadrados e conta com uma pista de cooper de 462 metros, playground e uma Academia da Terceira Idade. Como forma de celebrar a parceria entre os dois países, foi erguida uma estátua do diplomata brasileiro Osvaldo Euclides de Sousa Aranha, que presidiu a reunião durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que criou o Estado de Israel. A Praça está instalada no Parque Trindade II na região Leste da cidade.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)